Foto: Beto Albert
Dentre as nobres atitudes realizadas no dia a dia, a doação de sangue se mostra como algo necessário, mas que costuma esbarrar em um problema: a falta de doadores. É pensando nisso que um projeto busca aproximar essas pessoas com aqueles que necessitam de sangue. O Banco de Sangue Virtual é uma iniciativa gaúcha, que também está presente no Paraná e que busca facilitar este processo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Criado em 2017, o Banco contava com 62 pessoas cadastradas no começo. Em 2024, este número está próximo dos 28 mil e deve aumentar com o passar dos meses. O idealizador e coordenador do projeto, Ricardo Nunes, descreve a prática como “um grande cadastro de pessoas do bem”, e explica que o cadastro é rápido e fácil. De acordo com ele, as doações podem ser realizadas em hemocentros regionais ou em hospitais. A plataforma atende instituições hospitalares de todo o Estado e busca encontrar a compatibilidade sanguínea entre os cadastrados.
Plataforma
Ao entrar no site, o usuário pode escolher entre o cadastro para doador ou o cadastro para quem precisa de sangue, disponível na seção “preciso de sangue”. Após a seleção, a pessoa deve preencher os espaços solicitados e aguardar uma mensagem via WhatsApp para finalizar o processo. Inclusive, é pelo aplicativo de mensagens que é feito o contato com a iniciativa para tirar dúvidas e obter informações do processo.
É importante lembrar que os doadores serão avisados pelo WhatsApp e pelo e-mail quando pessoas de sangue compatível estiverem precisando da doação, em um processo que usa como filtro a distância entre elas para facilitar o ato. Da mesma forma, aqueles que precisam de sangue também serão avisados no momento em que pessoas compatíveis estiverem por perto.
Para realizar o cadastro é só acessar bancodesanguevirtual.com.br. Outras formas de contato com a iniciativa são por meio do número +55 (51) 9 9563 9663 ou do e-mail [email protected].