Diário nos Bairros

Bairro virou morada dos alagamentos

Foto: Charles Guerra / New Co

Basta o tempo começar a fechar para os moradores das Vilas São João Batista e Brenner, no Bairro Divina Providência,  em Santa Maria se encherem de preocupação. Isso porque as duas áreas estão entre as que sempre são afetadas pelas fortes chuvas em Santa Maria. No local, o problema é recorrente por conta da proximidade das vilas com um afluente do Arroio Cadena. E não é de hoje que os moradores sofrem com o problema e pedem melhorias. Em 19 de fevereiro do ano passado, por exemplo, um aguaceiro deixou cinco quadras da Avenida Borges de Medeiros debaixo d'água, assim como ruas transversais

O comércio do local também costuma ser atingido – e alagado – a cada chuvarada. José Evaristo Noal, ou seu Juca, como é conhecido, é proprietário de um armazém na Avenida Borges de Medeiros e já perdeu as contas das vezes que precisou erguer os móveis do estabelecimento para não ter mais prejuízos com alagamentos. O sossego só veio depois que ele providenciou uma obra no local. 

Moradores de Vila de Camobi enfrentam problemas antigos

– Eu herdei o mercado da minha família. Sempre que chovia forte, entrava água e danificava as mercadorias. No final de 2016, eu reformei e ergui o chão para não ter mais prejuízo – afirma.

Conforme a presidente da associação de moradores, Vera Regina Ribas, a cada chuva forte, a água desce em alta velocidade na Avenida Borges e entra, também, em várias casas da região.

– Além do barro que se forma e do lixo que vem com as águas, os esgotos e dejetos vêm junto. O cheiro fica insuportável – conta.

Moradores convivem com alagamentos há 21 anos em rua de Santa Maria

O dono da Agropecuária e Ferragem Avenida Borges, Elton Pendeza, 49 anos, sofre há seis anos com os com os alagamentos e prejuízos decorrentes das chuvas fortes.

– A água fica pelo joelho. Molha toda a mercadoria – lamenta.

Muitos desses alagamentos ocorrem por conta do assoreamento do Arroio, que está cheio de lixo, como restos de sofás, geladeiras, roupas e equipamentos eletrônicos.

Motociclista que morreu em acidente voltava de casamento

Além disso, a pinguela que servia de passagem sobre o Cadena foi retirada do local em 23 de março deste ano. Ela fazia a ligação entre as Vilas Brenner e Caturrita. Muitas crianças, professores e moradores, que usavam a pinguela para ter acesso à Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente João Pedro Menna Barreto, agora precisam fazer uma volta grande para chegar ao local.

Vila Brenner sofre com a falta de infraestrutura

Moradores da Brenner reclamam de buracos que tomaram as ruas  Foto: Charles Guerra / New Co

Desde que a prefeitura entregou à comunidade as casas populares da Vila Brenner, as reclamações só aumentaram. Muitas ruas não têm calçamento, os carteiros não passam no local, e os moradores estão sem transporte coletivo, em razão da precariedade das vias.

– A prefeitura arrumou as ruas daqui, mas o ônibus passa só no começo na vila. O pessoal tem que sair no frio, na chuva, no sol, caminhando até a parada. Muitos precisam sair meia hora antes do horário do ônibus só para chegar a tempo – afirma Luiz Carlos de Oliveira, que mora na Vila Brenner há quatro anos e é dono de um estabelecimento comercial.

Pontes sem grade de proteção coloca em risco os estudantes

Morador a três anos e meio da Vila Brenner Luiz Fernando Jacobi Filho, ou alemão, como é conhecido na região, também reclama dos buracos nas ruas. Os moradores também reclamam que quando chove, as ruas alagam e passar por ela fica difícil.

– Os vizinhos passam com as calças arremangadas e com as crianças no colo para não ter perigo de pegar uma doença ou cair em um buraco – conta Jacobi.

O que diz a prefeitura:

Sobre os alagamentos:

Conforme o vice-prefeito Sergio Cechin, que coordena o Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres (NAP-Desastres), os locais estão entre os 261 pontos já identificados pelo Núcleo e, também, pela Comissão da Câmara de Vereadores que trata sobre o assunto. Segundo Cechin, o Cadena deverá receber o serviço de desassoreamento em breve. Para a empreitada, a prefeitura precisa de mais duas escavadeiras que estão sendo providenciadas pelo Executivo. 

Semana será de calor e tempo seco em Santa Maria

Sobre buracos e falta de calçamento:

Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, diferentes serviços foram realizados no local, de forma a garantir condições adequadas e segurança aos moradores da região. De acordo com Almeida Rosa, quase todas as ruas da Vila Brenner receberam os serviços de patrolagem, empedramento e compactação no último mês. Ainda de acordo com o Secretário, uma ponte, localizada na Vila São João Batista, também foi reconstruída, com a colocação de cabeceiras e guarda-corpos.

Sobre as ruas de paralelepípedo que estão esburacadas, Almeida Rosa disse que não há previsão de reparos neste momento porque o quadro de servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos não conta com calceteiros.  

FOTOS E VÍDEO: Como foi o primeiro dia do Festival de Inverno em Vale Vêneto

O que diz a ATU:

Conforme o gerente operacional da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) Cristian Andretta, a linha São João/Carolina passa ao lado do loteamento. Quando o local foi inaugurado, a Vila Brenner não contava com estrutura física para a passagem do transporte coletivo. De acordo com ele, a preocupação dos transportadores é que os canos subterrâneos estourem com o peso dos veículos, já que a estrutura das vias é precária. 

Para que o transporte coletivo comece a passar por dentro do loteamento, a prefeitura precisa fazer uma solicitação à ATU e desenvolver um estudo para que melhorias sejam feitas. 

Polícia fecha casa de bingo no Centro

O que dizem os Correios:

Em nota, enviada pela assessoria de imprensa, os Correios informam que, para haver a entrega em domicílio, é preciso atender às condições previstas, entre elas, o Código de Endereçamento Postal (CEP), a numeração ordenada, individualizada e única dos imóveis, que devem contar com caixa receptora de correspondência. Além disso, os Correios precisam fazer um levantamento que serve como base para a atualização do chamado "Sistema de Distritamento", que avalia o número de objetos postais a serem entregues e dimensiona a necessidade de recursos humanos e operacionais para o atendimento das áreas em expansão da cidade. Os Correios realizam esses levantamentos periodicamente.

Casa da Moeda diz que produção de passaportes será normalizada em cinco semanas 

A orientação dos Correios é que, por enquanto, os moradores da Vila Brenner retirem suas correspondências e encomendas na Agência Santa Maria, que fica na Rua Venâncio Aires, 1.742, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min.

Para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações, a população pode acessar o "Fale com os Correios", no site correios.com.br  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Adolescente é sequestrado por grupo armado em Santa Maria

Próximo

Corpo de idoso que estava desaparecido em açude é encontrado

Geral