As varizes atingem cerca de 40% da população

"

Muito além da questão estética, as varizes representam um problema de saúde que, segundo a Associação Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, acomete 38% da população brasileira. A doença é caracterizada pela perda de elasticidade das veias, que se dilatam e ficam com aspecto tortuoso quando o retorno venoso não ocorre adequadamente. Em geral, as mulheres são as que mais sofrem com as varizes - cerca de 45% da população feminina desenvolve o problema durante a vida.

Entre os principais fatores de risco estão a pré-disposição familiar, a obesidade e a terapia hormonal. Antes de a doença se tornar visível, e as dores e inchaço mais constantes, os pacientes começam a sentir desconforto nas pernas, sensação de peso nos pés e um pouco de inchaço. Daí a importância de procurar o médico para receber o diagnóstico precoce e saber como tratar o problema.

- Existem diferentes formas de tratamento e de cirurgias. O especialista é que irá avaliar com precisão o caso e sugerir o melhor método para aquela pessoa, pois cada caso é singular - explica o cirurgião vascular Jeferson Aita.

O tratamento nem sempre é simples, mas vale a pena, já que em muitos casos há considerável melhora no padrão de vida porque a pessoa consegue voltar a fazer as atividades diárias sem as dores. Entre esses casos está o da professora universitária Valéria Bortoluzzi, 43 anos. Ela fez a primeira cirurgia para a remoção de varizes internas de grosso calibre há 20 anos.

Em função da predisposição genética - a mãe e a irmã dela também já tiveram de se submeter ao procedimento cirúrgico -, outras varizes surgiram. Até julho passado, quando foi submetida a nova cirurgia para a retirada de veias safenas e de varizes grossas e internas, a professora tentou outros métodos: a escleroterapia, a medicação para diminuição do inchaço de veias e o uso das meias de compressão, todos sem sucesso.

- Fiz a cirurgia porque as veias estavam completamente incompetentes, não havia mais circulação e eu estava sentindo muitas dores nas pernas, a ponto de só conseguir dormir com remédio - explica Valéria.

No pós-operatório, Valéria precisou tomar alguns cuidados até voltar a caminhar.

- Como retirei a veia safena, fiquei mais tempo de repouso. Nos primeiros 10 dias, caminhava cinco minutos por hora e todo o tempo do repouso tive de ficar com as pernas elevadas. Após este período, por mais 20 dias precisei controlar o período de caminhadas e de repouso - explica.

O resultado positivo desses cuidados, que também incluem o uso de meias de compressão por seis meses, é a ausência de dores após um dia de trabalho e a melhora na aparência das pernas.

Conforme dados do Ministério da Saúde, as varizes são a 14ª causa de afastamentos temporários do trabalho.

Cuidado pós-operatório é fundamental

Não são apenas as mulheres a sofrerem com as varizes. Conforme a Associação Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 30% dos homens sofrem com o problema. Há um ano e meio, Vitalino Pereira Bueno, 45 anos, fez uma cirurgia para retirar os vasos que estavam dilatados nas pernas. Como parte do tratamento pós-operatório, segue usando meias elásticas.

- Hoje não sinto mais desconforto, inchaço e nem as câimbras me assombram mais. São pernas e vida nova - comemora Bueno.

Para o cirurgião vascular Jeferson Aita, manter as consultas e recomendações médicas após a cirurgia é a garantia de sucesso e maneira mais simples de prevenir o aparecimento de novas varizes.

- Muitas pessoas acreditam que elas podem voltar após o tratamento, mas isso não é verdade. O que acontece é que, se a pessoa não se cuidar com alimentação e exercícios físicos ou ter herança genética, novas veias podem dilatar, mas não são as mesmas tratadas na cirurgia - explica o cirurgião.

Bueno conta que sentia muitas dores e inchaço nas pernas, agravadas p"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem morre em acidente em Caçapava do Sul

Próximo

Segue em estado grave o jovem baleado em frente a trailer de lanche em Santa Maria

Geral