Arte e sustentabilidade no primeiro Parque Cultural de Santa Maria

Bernardo Abbad

Arte e sustentabilidade no primeiro Parque Cultural de Santa Maria

NathSchneider

Fotos: Nathália Schneider

Uma integração da arte com a natureza. Essa é a principal proposta do Parque Cultural Quinta da Paina, que terá a parte inicial inaugurada no sábado (4) em Santa Maria. Localizado no sítio de mesmo nome no km 258,7 da BR-287, a 6 km da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), o local promete se tornar o primeiro parque cultural da cidade. O evento de inauguração ocorre das 16h às 21h. Depois, visitas poderão ser feitas mediante agendamento.

O proprietário do local, cercado por plantações de soja e ovelhas, é o artista visual Yann Ziegler, de 63 anos, que finalmente conseguiu tirar do papel a projeto de tempos de criar o espaço artístico no sítio onde mora há 26 anos.

– A intenção é justamente transmitir às pessoas que nos visitarem esse ato de integração com o universo, por isso ele tem o formato de células expositivas, onde minhas obras estarão expostas ao tempo e irão se transmutando com ele. Nada no universo é permanente. A ideia é passar essa mensagem de transmutação da matéria, por isso a arte é organicamente integrada à natureza, junto com os animais que aqui habitam também – conta o artista.

Sapatos, vassouras, talheres e latinhas fazem parte das obras que podem ser vistas no local. À noite, elas são iluminadas por leds que trazem ainda mais possibilidades de interpretação aos trabalhos. Nas células, também existem obras interativas. “Carga Pesada” traz um carrinho de mão amarelo que foi adaptado a uma grande árvore – que já estava no terreno antes dele. Em outra, o visitante é convidado a se sentar em frente a um espelho para uma autorreflexão. Antes mesmo da inauguração, o objeto já sofreu com a ação do tempo e, segundo Yann, a intenção é justamente essa. Será que isso interfere na forma em que as pessoas se veem?

A ARTE DA RESSIGNIFICAÇÃO

Junto ao Parque Cultural Quinta da Paina, funciona o ateliê de Yann Ziegler, com obras de toda a carreira do artista. Lá, os visitantes também poderão ver a evolução das técnicas da arte de Yann, que começou pintando paisagens, em seguida partiu para o surrealismo e, então, passou a incorporar objetos às telas, gerando um efeito de tridimensionalidade. Em uma dessas primeiras obras, por exemplo, ele incorporou a sua primeira Constituição Federal, já que também é formado em Direito. A obra Ser (pente) apresenta uma cobra feita com exatamente 523 pentes de cabelo que iriam para o lixo.

Essa guinada na arte levou Yann a perceber que o que estava fazendo trazia bastante o viés da sustentabilidade, conceito que se tornou o mote principal da obra dele. O material exposto no Parque Cultural Quinta da Paina traz muitas mensagens nesse sentido.

– Para mim é muito importante fazer uso da sustentabilidade e do remanejamento sustentável. Eu pego materiais descartáveis de uso dou uma repaginada e outra finalidade de vida a eles, que passam a ser arte. Junto com outros materiais, formam obras que dão recados e transmitem ideias a quem interage com eles. É o que espero que ocorra no Parque Cultural Quinta da Paina.

Yann Ziegler, que é sócio-fundador e atual presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM), espera que, com o evento de abertura, as pessoas possam entender a sua proposta artística, que é diferenciada. Segundo ele, a intenção é de, em breve, expandir o Parque para outros cinco hectares da propriedade. Conforme o artista, os interessados podem esperar conhecer um lugar com uma proposta inédita:

– Ele se tornará o primeiro parque cultural de Santa Maria. Porque além das obras de artes plásticas, vai ter espaço para literatura, teatro e dança. Ele vai ser como um leque aberto a todas as expressões culturais. Quem sabe mais tarde teremos um cinema, com produções de Santa Maria? Porque vai ter um anfiteatro para recitais e peças, por exemplo. Uma arte é integrada à outra.

Agende-se

O quê – Inauguração do Parque Cultural Quinta da Paina

Quando – 4 de fevereiro, às 16h

Onde – Na Quinta da Paina, na BR-287, km 258,7 (6km após a Ulbra à esquerda)

Quanto – De graça

Agendamento de visitas  – Pelas redes sociais @p.culturalquintadapaina e pelo telefone (55) 99971-4135

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

12 mil pessoas serão contratadas para atualizar dados do Bolsa Família Anterior

12 mil pessoas serão contratadas para atualizar dados do Bolsa Família

Profissionalização e autocuidado marcam a agenda do mês da mulher em Santa Maria Próximo

Profissionalização e autocuidado marcam a agenda do mês da mulher em Santa Maria

Geral