Arquivo Histórico de Santa Maria sedia a 3ª Mostra de Modelismo Ferroviário

Arquivo Histórico de Santa Maria sedia a 3ª Mostra de Modelismo Ferroviário

Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)

Instituição também está com inscrições abertas para Encontro dos Pesquisadores do Arquivo Histórico, evento que ocorre de 28 a 30 de novembro.

A história de Santa Maria está diretamente ligada às locomotivas, trilhos e ferrovias. Para fazer um resgate histórico da ferrovia da cidade, estado e país, nesta sexta-feira (22) e neste sábado (23) ocorre a 3ª Mostra de Modelismo Ferroviário. O evento, realizado pela Associação de Ferromodelismo de Santa Maria (AFSM), tem como objetivo divulgar o modelismo ferroviário a partir de réplicas em escala. A mostra ocorre no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria José Antonio Brenner de Brenner (AHMSM – Rua Appel, 900), com visitação gratuita.

​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Nesta sexta-feira, a Mostra estará aberta para visitação das escolas, mediante agendamento antecipado por telefone ou e-mail. Os contatos são (55) 3174-1560 – ramal 2, ou [email protected]. O horário para visitação é das 9h às 11h30min e das 14h às 17h. Já no sábado, o horário para visitação é das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e aberto ao público em geral.

O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é um dos hobbies mais antigos do mundo e consiste na construção de modelos ferroviários em escala reduzida, que surgiu com a adoção massiva do transporte ferroviário. As primeiras miniaturas de trens que se tem notícia foram fabricadas por volta de 1.830 por artesãos alemães. Este é um hobby que envolve várias habilidades, desde a marcenaria, a modelagem, até a aplicação de sistemas de controle informatizado, que podem ser empregados pelos modelistas para confeccionar sua maquete ou material rodante.

A Mostra tem como objetivo divulgar a prática do modelismo ferroviário e o resgate histórico da cultura ferroviária da nossa cidade, estado e país. Os ferromodelistas criam réplicas em miniatura de trens, locomotivas, vagões, estações, ferrovia e paisagens ferroviárias buscando reproduzir o cenário realista de uma ferrovia real. Em geral, os ferreomodelistas da AFSM produzem suas maquetes na escala HO, que representa uma proporção de 1/87 ou 87 vezes menor que o real.

Além da prefeitura de Santa Maria, o evento também conta com apoio do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria José Antonio Brenner de Brenner e da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa (AMARQHIST).

Encontro dos pesquisadores

O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria José Antonio Brenner de Brenner está com inscrições abertas para comunicadores, até esta segunda-feira (25), para o 13º Encontro dos Pesquisadores AHMSM. O evento ocorre de 28 a 30 de novembro e tem como objetivo servir de espaço de divulgação e discussão das produções intelectuais que se utilizam de fontes documentais do Arquivo Histórico, bem como de outras instituições de memória.

Para se inscrever, como ouvinte ou comunicador, é necessário enviar e-mail para [email protected], com nome completo, profissão, telefone e aguardar confirmação. Inscrições para comunicadores devem vir acompanhadas de texto para avaliação até segunda-feira (25). As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia do evento. A taxa de inscrição é de R$ 20 para associados da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa (AMARQHIST) e R$ 30 para o público em geral.

A programação do Encontro de Pesquisadores terá apresentação de trabalhos nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 13h30min, no AHMSM (Rua Appel, 900). No dia 30, ocorre o encontro “Histórias de Vidas: Fragmentos de Memória Genealógica”, às 14h30min, com o tema “Radiojornalismo em Santa Maria”, no mesmo local. Os convidados são Fernando Adão Schmidt, Gilda May Cardoso, Hugo Fontana e Vicente Paulo Bisogno.

Normas para envio dos trabalhos

  • Texto de até no máximo 3.000 caracteres e título com no máximo 76 caracteres (incluindo espaços);
  • Temáticas preferenciais sobre a cidade de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul e gestão de acervos documentais;
  • Fonte 12, Times New Roman, Espaço simples, Word;
  • Até três imagens ilustrativas relacionadas à temática do texto, arquivos individuais com legenda e créditos, resolução de no mínimo 180 dpi;
  • Foto e informações do autor – nome completo e titulação;
  • Informar no e-mail o melhor dia para apresentação, caso o trabalho seja aprovado.

Apresentação/Publicação dos trabalhos aprovados

  • A relação das comunicações aprovadas e horários das apresentações será divulgada no dia 26 de novembro, via e-mail, site e página do Arquivo no Facebook.
  • Os artigos selecionados e apresentados no evento serão publicados na Seção Memória do Jornal Diário de Santa Maria, conforme a disponibilidade do mesmo.

Mais informações sobre os eventos

  • Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria José Antonio Brenner de Brenner
  • Endereço: Rua Appel, 900.
  • Telefone: (55) 3174-1560 – ramal 2
  • E-mail: [email protected]
  • Horário: De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Senacon determina suspensão de bonificações e publicidade de jogos online Anterior

Senacon determina suspensão de bonificações e publicidade de jogos online

Após acumulados acima dos 30 mm nas últimas 24h, tempo deve firmar a partir desta quarta em Santa Maria Próximo

Após acumulados acima dos 30 mm nas últimas 24h, tempo deve firmar a partir desta quarta em Santa Maria

Geral