Após reuniões, Santa Maria adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM

Santa Maria aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O ato ocorreu na quinta-feira (16) durante reunião com representantes do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir), realizada no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal. Em junho deste ano, o Compir sinalizou ao Ministério da Igualdade Racial o interesse na adesão ao projeto. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Adesão ao Sinapir

Instituído pela Lei nº 12.288/2010  Estatuto da Igualdade Racial) e regulamentado pelo decreto nº 8.136/2013, o Sinapir constitui forma de organização e de articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no Brasil, com o propósito de garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância.

– A adesão junto ao Sinapir vai fortalecer muito as políticas públicas em prol da igualdade racial. Esperamos que a sociedade civil também amplie sua participação junto ao Compir, para enriquecer estas políticas públicas, pois a maioria das propostas vêm da sociedade. É uma conquista muito importante para a negritude, para o Compir, e para Santa Maria na totalidade. Também teremos, com colaboração da própria OAB, um aprimoramento do regimento do Compir para darmos maior força ao conselho, e ampliarmos a participação popular – afirma o presidente do Compir, Elton Chaves.

A reunião também contou com a presença de integrantes do Compir, Louise da Silveira, representando a sociedade civil; Beatriz Santos Pontes e Adriana Medianeira Rodrigues Pilar, representando a Secretaria de Educação; e Elisandro Ferreira, representando o Movimento Negro Unificado (MNU).

Projetos de lei

Durante a reunião, os advogados Jossimar Manoel dos Santos e Julio Cesar Gonçalves dos Santos, da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entregaram ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) quatro projetos de lei que abordam o tema da igualdade racial. Para Jossimar, é importante a participação da OAB no Compir, assim como a necessidade do aperfeiçoamento das leis municipais e de medidas preventivas no combate ao racismo.

Os projetos de lei apresentados já passaram pela apreciação da Câmara de Vereadores, e são relativos a: 

  • determinação de  cotas de 20% para pessoas autodeclaradas negras e pardas nas vagas de estágio no Município; 
  • alteração da lei do Compir para incluir a OAB como integrante; 
  • fixação de cartazes para conscientização sobre o crime do racismo em instituições municipais e locais com grande circulação de pessoas;
  • inclusão no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais a proibição do tratamento discriminatório de pessoas.

– O movimento negro e o tema da igualdade racial sempre foram prioridades do governo. Vamos apreciar estes projetos de lei junto da Procuradoria-Geral do Município, e também trabalharmos para constituir o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a partir da adesão ao Sinapir – pontuou Pozzobom.

O que é e o que faz o Compir?

Criado em 2018, o Compir é um órgão colegiado permanente e autônomo, com caráter consultivo, fiscalizador e articulador. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Maria, o Compir busca fiscalizar políticas públicas, programas, projetos e ações voltadas à promoção da igualdade racial, atuando no controle social de políticas públicas e exercendo a orientação consultiva sobre temáticas relacionadas à igualdade racial no município. 

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cidade brasileira teve calor recorde e sensação térmica beirou aos 60°C nesta sexta Anterior

Cidade brasileira teve calor recorde e sensação térmica beirou aos 60°C nesta sexta

Despertar Espírita: espiritismo será tema de novo programa da TV Diário a partir deste sábado Próximo

Despertar Espírita: espiritismo será tema de novo programa da TV Diário a partir deste sábado

Geral