Prejuízo

Após queda de granizo, mais de 3 mil pessoas já receberam lona em Santiago

"

Já nas primeiras horas da manhã, a fila para receber lonas era grande no Corpo de Bombeiros de Santiago, na Região Central. Conforme a corporação, até o final da manhã desta quinta-feira, mais de 3 mil pessoas já haviam recebido o material. Ainda na noite de quarta, a lona estocada na cidade acabou e um carregamento de Santa Maria precisou reabastecer o município.

Granizo provoca prejuízos em Santiago

No início da noite de quarta-feira, a cidade foi atingida por um temporal de granizo com pedras do tamanho de bolas de tênis. Veja aqui.

Além das inúmeras casas destelhadas – ainda não há o total de pessoas atingidas –, o temporal provocou o deslizamento de terra sobre a BR-287, entre Santiago e Jaguari. O trecho fica a cerca de três quilômetros do trevo de acesso a Nova Esperança do Sul e está em meia pista. 


Foto: Jean Pimentel / Agência RBS

Conforme a prefeitura, 100 famílias precisaram sair de casa na noite passada. Algumas foram para casa de familiares e outras precisaram dormir no Ginásio Municipal Aureliano de Figueiredo Pinto. Na manhã desta quinta, todas elas já haviam voltado para as suas casas.

De acordo com a Defesa Civil, o estrago pode ter sido maior do que os danos ocasionados pelo temporal do dia 8 de outubro, quando cerca de 800 casas foram danificadas pela queda de granizo. 

– Pela quantidade de gente que está nas lojas e que veio até o Corpo de Bombeiros procurar por lona, os prejuízos e estragos foram bem maiores do que da outra vez. Estimamos que os danos possam ultrapassar o dobro do que tivemos com o temporal do dia 8 e o vento do dia 15 – disse Haroldo Pouey, coordenador da Defesa Civil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Professor de meteorologia da UFSM explica por que é mais difícil prever temporais nesta época do ano

Próximo

Processo é prorrogado mais uma vez e ainda não há definição sobre futuro de servidor no Husm

Geral