atraso

Após 98 dias, seguem as obras na cratera da Avenida Presidente Vargas

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)/

Após 98 dias do início das obras, seguem os serviços na cratera da Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato. Agora, a obra está na fase de colocação de 60 metros de gabiões - estruturas de aço que farão a contenção necessária do solo do local.

Segundo a prefeitura de Santa Maria, 75% do processo já está concluído. Ainda de acordo com o Executivo, em virtude da complexidade dos serviços que são executados, não há previsão para a conclusão da obra.

CONTRATO

Conforme o contrato entre a prefeitura e a empresa, disponível no Portal da Transparência, a obra se deu por dispensa de licitação, e o prazo inicial para conclusão da obra era de 90 dias, iniciado no dia 15 de outubro de 2021 e encerrados no dia 13 deste mês.

A reportagem questionou a prefeitura sobre os prazos, mas ainda não obteve retorno.

COMÉRCIO

Quem mora no bairro ou passa diariamente pelo local reclama dos transtornos. Marcelo Gendelsky, proprietário de uma loja de carros, afirma que perdeu 90% do fluxo de movimento da empresa desde o início do desvio da avenida Presidente Vargas. A loja fica localizada ao lado da cratera, e o único acesso dos clientes precisou ser interditado para deslocamento das máquinas: 

- Não ficamos com uma "cruzada" aqui, apenas um caminho para a gente ter acesso à loja. Hoje em dia, o acesso ao comércio é muito importante, e agora temos a dificuldade por conta da obra.

Semana começa com calor extremo, mas chuva deve amenizar a sensação térmica

Também sofrendo pelo baixo movimento de clientes, o sócio-proprietário de uma rede de postos, Jeferson Portela, solicitou à prefeitura nesta segunda-feira para que liberasse o retorno no sentido centro-bairro. A ideia é que a rótula, localizada na Rua dos Jasmins, seja liberada para quem deseja voltar do bairro ao centro, o que facilitaria o acesso ao posto de gasolina.

- Todos nós estamos ansiosos para ver o fim desta obra, para que a avenida volte ao normal. Nosso movimento é baseado muito no fluxo de veículos, então não é a obra que nos afeta tanto e sim o desvio de veículos - destaca Portela

Já a cabeleireira e moradora do Bairro Patronato, Aline Thumé, conta que o desvio da obra afeta não só o seu deslocamento, como o dos clientes do salão, que acabam perdendo mais tempo para chegar no destino:

- Cada vez que meus clientes chegam é aquela reclamação: "não terminou essa obra ainda?" ou "temos que fazer uma baita volta para chegarmos no estabelecimento". Toda a nossa locomoção, tanto de quem mora no bairro quanto de quem quer vir para essa região, tá sendo muito difícil. A entrega da obra está cada vez mais demorada. 

Apenas uma cidade da região ainda não está em situação de emergência por causa da seca

RELEMBRE

O buraco na Avenida Presidente Vargas surgiu no dia 8 de setembro, depois de um temporal que ocorreu na madrugada. A área está isolada e o trânsito de uma das vias mais movimentadas da cidade está em meia pista no sentido bairro-centro.

O serviço de conserto começou no dia 18 de outubro, quando a empresa contratada para fazer o reparo, a Brita Pinhal, retirou com retroescavadeira parte da calçada, do muro e demais dejetos do local para dar início ao reparo da drenagem pluvial que estava comprometida.  A obra ficou parada por mais de 30 dias e teve retorno no dia 30 de novembro. Desde então, foi realizado a drenagem do local, com tubulações e bueiros, e a estruturação de uma laje de concreto de 3 metros para escorar os muros do fundo e da lateral da cratera. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Semana começa com calor extremo, mas chuva deve amenizar a sensação térmica

Próximo

Apenas uma cidade da região ainda não está em situação de emergência por causa da seca

Geral