Apoiadores de Lula e Eduardo Leite comemoram resultado em Santa Maria e no Brasil

Redação do Diário

Apoiadores de Lula e Eduardo Leite comemoram resultado em Santa Maria e no Brasil
Fotos: Nathália Schneider e Eduardo Ramos

Assim como no primeiro turno, a apuração dos votos para presidente da República teve, a partir das 17h, uma arrancada em favor do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Às 18h45min, com cerca de 70% das urnas apuradas, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virou o jogo. A cada atualização, o número de votos em favor de Lula aumentava.

Em Santa Maria, no início da noite de domingo (30), antes mesmo de o resultado oficial ser anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), centenas de pessoas foram até o Parque Itaimbé, próximo ao Bar do Pompeu, para comemorar a vitória matemática do candidato petista. Também houve concentração de eleitores na Avenida Presidente Vargas e em outros pontos da cidade.

Conforme dados do TSE, o candidato eleito contabilizou pouco mais de 76 mil votos em Santa Maria, o que representa 47,71% dos votos válidos. No município, porém, foi candidato do PL que ficou à frente, com 83.340 votos (52,29%).

A professora aposentada Janete Martins Juliani, 66 anos, é moradora dos arredores do Parque Itaimbé e participou das comemorações na rua.

– Lutei muito nas mídias, abordando as pessoas para lutar pela democracia. Consegui virar voto e, hoje, estou aqui. Não somos filiadas, mas participamos do movimento e por admirar a história de Lula – comentou.

No caso da vitória do tucano Eduardo Leite, apoiadores se reuniram para comemorar a vitória no segundo turno. Com bandeiras e adesivos da chapa eleita, eles começaram a festa no comitê do PSDB na Avenida Ângelo Bolsson.

Fotos: Nathália Schneider

Resultado

O presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), acompanhou a apuração de sua residência, em Santa Maria. Em entrevista à CDN, o deputado destacou que o domingo de segundo turno das eleições foi um momento histórico para a democracia do Brasil.

– Atribuímos essa vitória pela trajetória e pelas relações nacionais e internacionais do Lula. Ele é, com certeza, uma das maiores lideranças políticas atuais da história – destacou.

O deputado também apontou a enorme responsabilidade que o presidente eleito terá pela frente, principalmente com o Brasil dividido:

– Agora, será preciso trabalhar para promover uma transição que possa criar condições políticas para governar.

Brasil

Às 21h06min, com 99,90% das urnas apuradas, os dados apontavam que Lula, 77 anos, estava eleito, com 50,90% dos votos válidos em todo o país – com cerca de 60 milhões de votos. A vantagem, porém, é considerada pequena em relação a Bolsonaro, que registrava, nesse momento, 58 milhões de votos (49,10%).

Com esse resultado, o presidente eleito terá que enfrentar uma forte rejeição, com um Brasil visivelmente dividido entre os dois candidatos.

Luiz Inácio Lula da Silva está indo para o seu terceiro mandato com o chefe do Executivo nacional. Ainda ontem, por volta das 21h, fez um pronunciamento como presidente eleito:

– Quero começar essa pequena fala com agradecimento a Deus, que sempre foi muito generoso comigo. Eu me considero um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira. Tentaram me enterrar vivo, mas estou aqui, para governar esse país, em uma situação difícil. Mas vamos achar uma saída para encontrar a paz.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leite se torna o grande nome do PSDB Anterior

Leite se torna o grande nome do PSDB

Construtoras pedem revisão de valores por atraso de 5 anos na obra Próximo

Construtoras pedem revisão de valores por atraso de 5 anos na obra

Geral