Tecnologia

Aplicativos mobiles para cuidar da saúde

Igor Müller

"

Em 29 de junho de 2007, Steve Jobs apresentou ao mundo o primeiro iPhone. O celular, que até então servia para telefonar e nos acordar de manhã, ganhou status vital. A concorrência entrou na onda visionária e lançou o sistema Android (alternativa ao iOS do iPhone). Em muito pouco tempo, a invenção de Jobs revolucionou os hábitos de consumo da sociedade.

Os celulares, agora, nos conectam aos amigos de uma forma sem precedentes (Facebook e WhatsApp), servem de vitrine (Instagram), indicam onde ir comer (Foursquare), distraem (Candycrush e Angry Birds) e dão até uma forcinha para quem está em busca de um amor (Tinder). Mas os aplicativos vão muito além: eles ajudam a cuidar da nossa saúde.

Há apps para todos os gostos e usos, pagos e gratuitos. Para quem tem dificuldade de dormir, eles prometem noites tranquilas. Aos que sofrem para acordar, despertam no horário adequado. Para quem quer fazer as pazes com a balança, há opções de dietas personalizadas, tabela de contagem de calorias, treinos aeróbicos e localizados.  Acompanhar a saúde do seu coração e do seu bebê também são serviços que podem ser alcançados ao toque do celular.

_ É importante ter bom senso ao usar aplicativos, perceber se o treino está muito exigente e está de acordo com a proposta do exercício. Além disso, ter a liberação médica antes de se exercitar é primordial _ ressalta o personal trainer de Santa Maria Gedson Gomes.

Segundo ele, baixar um app, correr e a controlar a alimentação podem ser os primeiro spassos para buscar acompanhamento mais qualificado.

Monitora pacientes

Batizados de m-Health (tradução Saúde Móvel, em português), os apps auxiliam médicos a monitorar pacientes ao compartilhar informação. Familiares de portadores da doença de Alzheimer, por exemplo, podem buscar nas lojas virtuais o app que monitora o paciente. Por meio de um GPS, o aplicativo grava a posição geográfica do paciente a cada três minutos. A informação, com o registro da localização, é enviada ao médico e aos familiares. Caso o indivíduo ultrapasse uma área predeterminada, um alarmes soa nos smartphones.

Até consulta pelo app

O casamento entre celular e novas tecnologias permite exames e até consultas a distância. Um exemplo é o aplicativo que mede a pressão arterial e a pulsação. Para fazer a medição, uma braçadeira é conectada ao smart. Os resultados do exame são registrados em gráfico, que é enviado ao médico em tempo real.

Diante de tantas possibilidades, o Diário detalha os oito aplicativos mais baixados em iOs e Android. É só escolher e baixar.



Relógio e óculos conectados

Os recentes lançamentos da indústria da tecnologia nos aproximam daquilo que se espera para o futuro. A tendência é a tecnologia que se pode vestir. Relógios conectados e óculos inteligentes são os novos acessórios que, acoplados a smartphones e à internet, prometem elevar o nível de monitoramento da saúde. Já existem produtos no mercado, mas a novidade não emplacou.

Para o médico Floriano de Souza Neto, delegado do Cremers em Santa Maria, a prática da Medicina ainda não sabe como interagir com as novas tecnologias:

_ Não sabemos, ainda, onde isto vai dar. Com o tempo, entenderemos benefícios e malefícios.

Quando se fala na relação da tecnologia com a saúde, é impossível não falar do pioneiro Dr. Google. Quem nunca pesquisou no Google um sintoma de dor de cabeça, de dor no corpo ou o que tal "doença" poderia ser? Para auxiliar os doentinhos virtuais, a Google quer disponibilizar consultas médicas online.

Recentemente, um internauta da rede social Reddit, pesquisou por "dor no joelho" no smartphone e uma nova tela apareceu.Um botão indicava "fale com o seu médico agora" apareceu ao usuário como uma opção no Google Helpouts, serviço promove"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem fica ferido em acidente da BR-287 em Santa Maria

Próximo

Hospital Universitário de Santa Maria chamará mais 170 aprovados em concurso

Geral