Foto: Prefeitura de Santiago (Divulgação)
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o segundo boletim da balneabilidade das praias e balneários do Estado. Entre os 90 pontos analisados, 10 locais estão impróprios para banho (na semana passa, o número era de 14).
Na Região Central, 11 locais são monitorados. Desses, apenas o balneário de Ernesto Alves, em Santiago, segue impróprio. Na semana passada, cinco locais tinham essa classificação.
‘Sobrevivente da Kiss escapou do fogo para morrer na água’, diz primo de jovem morto por afogamento
O Estado permite que os próprios municípios definam se locais públicos, como praias e balneários, podem receber visitantes. A condição é que as prefeituras realizem intensa fiscalização para coibir aglomerações. Além disso, deve haver distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas e uso de máscara. Mesmo durante o período de pandemia e de restrições aos veranistas, o projeto balneabilidade seguirá acontecendo normalmente.
Todos os pontos recebem placas informativas, identificando a condição de banho – própria ou imprópria. O projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde o verão de 1979/1980. As coletas são realizadas semanalmente. Neste veraneio, os boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 26 de fevereiro de 2021.
Atualmente estão em condição própria para banho na região:
Cacequi: Balneário São Simão – Rio Santa Maria
Mata: Balneário de Mata – Rio Toropi
Nova Palma: Balneários de Nova Palma – Rio Soturno
Restinga Sêca: Balneário das Tunas – Rio Vacacaí
Rosário do Sul: Praia das Areias Brancas – Rio Santa Maria
São Vicente do Sul: Passo do Umbú – Rio Ibicuí
Jaguari: Balneário Fernando Schilling – Rio Jaguari
Santa Maria: Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí
São Francisco de Assis: Balneário Poço das Pedras – Arroio Inhacundá
São Francisco de Assis: Balneário de Jacaquá – Rio Ibicuí
Outros pontos no Rio Grande do Sul que estão em condições impróprias são: Balneário no Rio Piratini (Pedro Osório), dois pontos no Balneário Valverde, quatro pontos no Balneário Santo Antônio e um ponto no Balneário dos Prazeres (Pelotas), e o Balneário Rebelo (Tapes).
Os técnicos do Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam alertam que os veranistas procurem sempre locais que apresentam condição da água própria para o banho para evitar riscos à saúde. Outra orientação é não se banhar 24 horas após chuvas intensas, já que pode ocorrer carregamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, ocasionando picos de contaminação. Também é importante não tomar banho em canais pluviais, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados com esgoto doméstico.
*Colaborou Janaína Wille