Investigação

Alunos encontram desenhos nazistas dentro de sala da UFSM

Michelli Taborda e Gabriela Perufo

Um episódio que aconteceu dentro da sala do Diretório Acadêmico do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na última semana, deixou os alunos amedrontados. Na manhã da quinta-feira, dia 17, ao chegar ao diretório, que fica no prédio da antiga reitoria da instituição, na Rua Floriano Peixoto, no Centro, uma das alunas encontrou, nas paredes, desenhos de suásticas (símbolos nazistas).

Mãe e filha são presas por tráfico em Santa Maria

O susto ao deparar com a imagem fez com que a estudante ligasse para os colegas que fazem parte do diretório. O grupo fotografou os desenhos e foi até a Polícia Federal (PF) para registrar uma denúncia sobre o caso. De acordo com uma das estudantes, a coordenação dos cursos de Direito também foi avisada sobre o caso.

– Nós entramos em contato com os coordenadores e relatamos o que havia acontecido. Como a sala fica aberta, qualquer pessoa pode ter entrado e feito o desenho e é difícil saber quem pode ter feito isso. O que nos assustou foi saber que tem aluno da instituição que possui esse posicionamento – afirmou a aluna, que preferiu não ser identificada.

Dois são presos em operação contra o tráfico perto de escolas em Santa Maria

Nesta semana, uma nota de esclarecimento sobre o caso foi publicada na página do diretório, no Facebook (confira abaixo).

Conforme o diretório, não há câmeras de monitoramento nos corredores nem nas salas do prédio, o que pode dificultar a identificação dos suspeitos.

À reportagem do Diário, a assessoria de comunicação da PF de Santa Maria confirmou que foi feito o registro de uma ocorrência. A PF disse que deve investigar o caso.

Ex-religioso é preso suspeito de abusar de meninas integrantes de igreja em Rosário do Sul

Segundo a Ouvidoria-Geral da UFSM, até a tarde desta terça-feira, nenhuma denúncia sobre o caso havia sido recebida pelo órgão. O ouvidor Jorge Renato Alves da Silva ressalta que a ouvidoria é o canal oficial para denúncias de ameaças e reclamações referentes à instituição. 

– Até o momento, não fomos notificados desse acontecimento, mas sempre que recebemos relatos de possíveis ameaças sofridas pelos alunos, procuramos dar o mais rápido encaminhamento possível – salientou Silva.

PARA DENUNCIAR

Pela internet: o aluno pode acessar a página da ouvidoria, no site da UFSM, e relatar a situação clicando na aba "Manifeste-se". Também é possível encaminhar um e-mail para ouvidoria@ufsm.br.
Por telefone: os contatos com a ouvidoria são (55) 3220-9655, 3220-8673 ou 99197-4471
Presencialmente: a ouvidoria atende de segunda a sexta, das 8h às 1145min e das 13h30min às 17h30min, no prédio 47, da Administração Central, no 7º andar, sala 763, mediante agendamento prévio.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Crianças e adolescentes têm até sexta-feira para atualizar carteira de vacinação

Próximo

Mãe e filha são presas por tráfico em Santa Maria

Geral