Alunos de Santa Maria conquistam medalhas de ouro em Olimpíada de Matemática

Rebeca Kroll

Alunos de Santa Maria conquistam medalhas de ouro em Olimpíada de Matemática
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Cerca de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil participaram da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2022, e dois alunos de Santa Maria se destacaram no evento com a conquista de medalhas de ouro.

Lucas Zorzela Possebon, de 13 anos, é aluno do Colégio Militar e foi medalhista do nível 1 para alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Já o estudante Felipe Hayashi Durigon, 16, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi medalhista do nível3 destinado ao Ensino Médio.

A competição envolveu estudantes de 54 mil escolas de todo o país. No total, foram 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze.

Um sonho realizado

Lucas Zorzela Possebon (Fotos: Eduardo Ramos)

Lucas já possui duas medalhas de olimpíadas acadêmicas, uma delas de prata conquistada na edição de 2021 da OBMEP, no entanto o estudante queria ir ainda mais longe. Por isso, se dedicou durante todo o ano para conseguir a tão esperada medalha de ouro.

–  Enquanto eu fazia a prova eu já pensava na medalha. A minha meta era conseguir ela, passei o ano passado inteiro estudando e focado para ter uma medalha de ouro. Na hora que eu descobri que tinha ganhado, a gente estava indo para o clube e os pais dos meus colegas começaram a dizer que a lista tinha saído, na hora que olhei meu nome nem acreditei. Eu fiquei muito surpreso e muito feliz! – conta Lucas.

Participante do Clube de Matemática do colégio, ele ficou em 21º lugar na competição e para ele a prova teve questões muito difíceis e outras mais fáceis. Ele explica que sempre gostou de matemática e por isso gosta de participar de olimpíadas, pois elas estimulam o seu raciocínio, melhoram suas habilidades e também aumentam o seu conhecimento:

– O colégio sempre incentiva a gente a participar. É muito interessante, porque vai além do que a gente aprende em sala de aula e nos incentiva a participar de outros trabalhos e projetos. Eu acho que essa medalha pode me trazer coisas muito boas e as pessoas verem o quanto eu me esforço. Pode me ajudar a ter um futuro brilhante e vai ser algo legal de poder contar no futuro.

O Colégio Militar de Santa Maria foi a instituição da Região Central que obteve o maior número de medalhas, ao todo foram 18. O Capitão Joacildo Pimentel Batista é professor de matemática na escola há nove anos e sempre auxilia os estudantes a se prepararem para as competições.

– Essas olimpíadas são muito boas, elas melhoram o aprendizado e a capacidade de percepção dos alunos. O Lucas é um excelente aluno, um menino muito focado e disciplinado que tem muita facilidade com a matemática. Eu fico muito feliz, para mim é uma vitória ver o sucesso dele e eu também me senti premiado com a medalha de ouro – comenta o professor.

Uma conquista inesperada

Felipe Hayashi Durigon (Fotos: Eduardo Ramos)

Em 2022, o estudante Felipe, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico, participou de diversas competições e também foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ele conta que gosta de participar de olimpíadas e queria se destacar na OBMEP. Para ele as provas foram muito difíceis e por isso não esperava conseguir uma medalha.

– Sempre tive admiração pelas pessoas que tinham medalhas e a OBMEP é uma prova difícil. Eu queria conquistar alguma coisa nessa competição, mas não achava que ia vir o ouro. Quando saiu o resultado eu fiquei bem surpreso e bem feliz, acho que tive sorte porque caíram questões que eu sabia fazer – relata Felipe.

Para se preparar, ele estudou durante uma semana com livros que abordavam assuntos como Probabilidade e Análise Combinatória e também fez provas antigas. Assim ele conseguiu emplacar o 45º lugar na competição.

– Ganhar essa medalha foi uma realização pessoal, sempre quis ganhar isso e acho que é uma superação ter conseguido. Com certeza é uma boa adição para o meu currículo e vai me ajudar no meu futuro profissional, mas nada supera a satisfação que senti ao ver o meu nome na lista, foi algo bem importante pra mim – diz o estudante.

O professor de matemática, Fabrício Halberstadt dá aulas para Felipe e conta que devido ao alto nível de dificuldade da prova se sente muito feliz com os resultados dos alunos do colégio:

– Essas olimpíadas são oportunidades de incentivarmos o florescimento de muitos talentos e dos alunos buscarem conhecimento que vão além da sala de aula. O Felipe é um excelente aluno e com certeza essa conquista é mérito todo dele. Essas conquistas renovam a minha vontade de ser professor e de estar contribuindo para uma educação pública de qualidade.

A Olimpíada

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. Criada em 2005, tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. A cerimônia de entrega das medalhas vai ocorrer apenas em outubro na cidade de Salvador, na Bahia.

Santa Maria teve 29 alunos premiados nesta edição da olimpíada: dois medalhistas de ouro, seis de prata e 21 de bronze. Confira os premiados:

MEDALHAS DE OURO

Lucas Zorzela Possebon (CMSM)

Felipe Hayashi Durigon (Polítécnico)

MEDALHAS DE PRATA

Gabriel Perufo Bandeira (CMSM)

Pedro Grings de Oliveira (CMSM)

Emilly Vitoria Souza Landerdahl (CMSM)

Manoela Erothildes Teleginski Ferraz (CMSM)

Gabriel Souza Baggio (Colégio Tiradentes)

Anderson Silva Corin (CMSM)

MEDALHAS DE BRONZE

Davi Miller Porto (CMSM)

Arthur Bianchi Bocca (CMSM)

Anna Luiza Lima Rodrigues (CMSM)

Carlos Macedo Nadal Maciel (CMSM)

Sofia Oliveira Pincolini (Emef Vicente Farencena)

Davi Potter Friedrich (Emef Vicente Farencena)

Lucas Fantinel Campello (CMSM)

Mariana Rodrigues Chaves (CMSM)

Audrei Rossato Filho (CMSM)

Gabriel Guadagnin Rossi (CMSM)

José Eduardo Vargas Rigo (Politécnico)

Vitor Liberalesso Durigon (Colégio Tiradentes)

Henry Vieira Bidinotto (CMSM)

Guilherme Brizzi (Politécnico)

Henrique da Rosa Pozzebon (Politécnico)

Mariana Marramarco Lovato (CMSM)

Pedro Henrique Lorenzoni Ribeiro (Politécnico)

Pedro Netto De Almeida (CMSM)

Pedro Reghelin Filipaki (CMSM)

Eduardo de Almeida Belizario (Escola Estadual Margarida Lopes)

Henrique Sangoi da Silva (Escola Cilon Rosa)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De acordo com FGV, preços de aluguéis residenciais fecham 2022 com alta de 8,25% no país Anterior

De acordo com FGV, preços de aluguéis residenciais fecham 2022 com alta de 8,25% no país

Exclusivo: Polícia Civil identifica motorista que fugiu após acidente que matou motociclista no Bairro Itararé Próximo

Exclusivo: Polícia Civil identifica motorista que fugiu após acidente que matou motociclista no Bairro Itararé

Geral