A partir desta semana a cidade começa a se preparar para reduzir os efeitos da estiagem. Agricultores do interior da cidade já podem se inscrever para receber serviços do Programa Municipal de Irrigação e Reserva de Água (Irriga SM). Os beneficiários receberão serviços de escavação ou terraplanagem para construção e reforma de microaçudes, tanques de piscicultura e bebedouros para dessedentação animal.
Os inscritos no programa receberão acompanhamento técnico da prefeitura ou da Emater, e também receberão periodicamente cursos profissionalizantes na área de usos múltiplos da água. As inscrições podem ser realizadas na secretaria de Município de Desenvolvimento Rural, das 8h às 12h, ou no escritório Municipal da Emater de Santa Maria, das 8h15min às 12h.
Critérios para participar:
Estar inscrito no Programa Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), com o talão de produtor rural ativo no Município;
Ser proprietário do imóvel rural ou possuidor de Contrato de Arrendamento, Parceria ou Comodato Rural de no mínimo 3 anos, com autorização do proprietário;
Deter a qualquer título, área (s) que perfaça (m) a soma total de até 4 (quatro) módulos fiscais (88 hectares);
Tenham além da gestão do estabelecimento ou empreendimento rural, a utilização predominante da mão de obra familiar nas atividades econômicas do estabelecimento e que a renda familiar principal seja proveniente da atividade agropecuária;
Estar com o cadastro ativo no sistema da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
O prazo de duração do programa será de até três anos, que podem ser prorrogados por mais três anos. Mais informações quanto à documentação necessária para inscrição pode ser conferida no site da prefeitura de Santa Maria.