Greve dos caminhoneiros

Acordo pode evitar a falta de água em Santa Maria

Joyce Noronha


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Produtos químicos para tratamento da água devem chegar em Santa Maria na tarde desta sexta-feira ou na manhã de sábado

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fechou um acordo com a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (Fecam) para realizar o transporte de produtos usados no tratamento da água. Segundo o superintendente regional da Corsan, José Epstein, a situação da região sul do Estado é a mais crítica, principalmente nas cidades de Rio Grande e Canguçu, e os municípios devem receber sulfato de alumínio e cloro ainda nesta sexta-feira. A logística prevê a entrega para os municípios da região de Santa Maria e Santa Cruz do Sul entre a tarde desta sexta-feira e a manhã deste sábado. Já no domingo, a Corsan deve receber sulfato de alumínio e cloro na região das Missões, em Santa Rosa e Santo Ângelo.

Leia matérias atualizadas sobre a greve dos caminhoneiros

Epstein explica que o roteiro das entregas foi repassado à Federação dos Caminhoneiros e à Polícia Rodoviária Federal para garantir a passagem dos veículos que transportam o material. De acordo com o superintendente, o sulfato de alumínio é um líquido, que precisa ser transportado em caminhão-tanque. O cloro é um gás transportado em cilindros e cada um tem o tamanho semelhante a um carro, que são alocados dentro de carretas específicas, conforme Epstein.

- O transporte deste material exige licenças e normas de segurança muito específicas, por isso não há outra maneira de fazermos o deslocamento destes materiais. Ainda não nos passaram cronograma com horário de saída da região metropolitana, então não sabemos o horário que o material deve chegar - conta o superintendente.

Posto suspende venda de gasolina a R$ 2,89 no Dia Sem Impostos

Os materiais de tratamento da água sairão de Esteio e Canoas. Com cada remessa de produtos químicos que a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Maria recebe é possível fornecer abastecimento para 15 ou 20 dias para a cidade, segundo Epstein.

CONSUMO RACIONAL
Mesmo com o acordo com a Federação dos Caminhoneiros, Epstein pede que a população faça consumo consciente da água e evite lavar calçadas, veículos e que banhos sejam mais curtos. Sobre a mensagem que está sendo compartilhada pelos aplicativos de comunicação e as redes sociais, de que a Corsan sugere armazenamento de água, o superintendente diz que é notícia falsa. 

Husm adota racionamento para evitar que faltem alimentos

De acordo com Epstein, o canal oficial de comunicação é o site da Corsan. Além disso, ele reforça que armazenamento de água não auxilia o trabalho da companhia, pois, ao invés de fazerem uso consciente, a população acelera o esvaziamento dos tanques de água tratada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Distribuidoras já registram falta de gás de cozinha em Santa Maria Anterior

Distribuidoras já registram falta de gás de cozinha em Santa Maria

Caridade suspende cirurgias eletivas, e Husm raciona alimentos Próximo

Caridade suspende cirurgias eletivas, e Husm raciona alimentos

Geral