cidadania

Ação recolhe alimentos em drive-thru solidário na antiga Reitoria da UFSM

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Foram dois dias da Páscoa Solidária do Observatório dos Direitos Humanos, realizada em formato drive-thru. Na quarta-feira à tarde, a ação ocorreu no prédio da antiga Reitoria da UFSM, na Rua Floriano Peixoto, centro de Santa Maria. A ação começou perto das 14h, mas, bem antes disso, algumas pessoas já esperavam na frente do local para entregar donativos.

Mercados ofertam 70% menos chocolates nesta Páscoa

A chefe do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, Leonora Romano, fez questão de fazer a parte dela.

- Ações como essas precisam ser constante. A sociedade civil como um todo deve se unir para ajudar quem precisa. Da mesma forma, é necessário que aja ampla divulgação, porque algumas pessoas têm o desejo de ajudar, mas não sabem como - analisa a professora universitária.

Na manhã de terça-feira, a atividade foi na Avenida Roraima, junto da Polifeira do Agricultor, e contou com a participação de três colaboradores.

Conforme o chefe do observatório, Victor Lopes, a iniciativa da Páscoa Solidária começou no ano passado, em razão da quarentena, e já arrecadou chocolates, doces, brinquedos e alimentos, para distribuir na mesma data, no ano passado.

- Neste ano, nosso foco são donativos a serem direcionados para o Banco de Alimentos e a projetos e instituições parceiras como a Aldeias SOS e o Lar de Mirian, comunidades com as quais trabalhamos a bastante tempo - comenta.

Mais 645 mil doses de vacinas chegam ao Estado nesta sexta-feira

O Observatório tem como principal frente de atuação a promoção dos Direitos Humanos e o auxílio para que os grupos que enfrentam situações de vulnerabilidade social possam exercer a cidadania da forma mais plena possível.

- Nossa relação com os grupos precisou passar também por um viés assistencialista, para que todos nos ajudássemos nesse momento que muitos passam por dificuldade. A campanha realizada na Páscoa e em outras datas festivas serve para mantermos a esperança de que, mesmo com todas as barreiras, devemos nos permitir viver e sonhar com um amanhã melhor - finaliza Lopes.

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Feriado terá temperaturas amenas na Região Central

FOTOS: ação de sanitização higieniza pontos do Centro e de bairros Próximo

FOTOS: ação de sanitização higieniza pontos do Centro e de bairros

Geral