
Foto: Beto Albert
A Universidade Fedral de Santa Maria (UFSM) alcançou o IGC 5 – conceito máximo em índice que representa a qualidade do Ensino Superior no Brasil. A informação foi divulgada ontem em live promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Essa é a primeira vez que a universidade atinge o Índice Geral de Cursos (IGC) 5, que resulta de uma média ponderada de avaliações nacionais para os cursos de graduação (conceito CPC) e de pós-graduação (Conceito Capes).
Os resultados variam de 1 a 5, e o conceito 5 indica a excelência de uma Instituição de Ensino Superior (IES).
Ao todo, foram 1998 instituições avaliadas, e somente 2,7% delas alcançaram o IGC 5.
Meta
A UFSM tem como uma de suas metas consolidar-se como uma universidade de excelência. Um dos principais indicadores para isso é o IGC.
- Mulher dá à luz a bebê em carro no estacionamento de hospital
- Federação Gaúcha de Futebol (FGF) detalha datas e horários dos jogos das primeiras rodadas da Divisão de Acesso
Ao longo dos anos, a Instituição tem evoluído nos resultados e, agora, alcançou o conceito máximo. No ano de 2019, a UFSM obteve a pontuação de 3,907, estando na faixa 4 do IGC. Em 2021, obteve 3,928, ainda na faixa 4.
Divulgada ontem, a pontuação referente a 2022 foi de 4,075. Esse resultado coloca a UFSM entre as 15 universidades brasileiras com maior desempenho, sendo a 2ª universidade com maior nota no Rio Grande do Sul.