Trânsito na ponte móvel da RSC-287 em Santa Maria é liberado

Gilberto Ferreira e Maria Júlia Corrêa

Trânsito na ponte móvel da RSC-287 em Santa Maria é liberado

Foto: Beto Albert (Diário)

O trânsito na ponte móvel sobre o Arroio Grande, na RSC-287, no distrito de Palma, foi liberado para  veículos às 15h desta sexta-feira (31). ​Para passar pelo local, os motoristas precisam trafegar em velocidade máxima de 20 km/h, no formato de Pare e Siga. 


A estrutura tem quatro metros de largura, 60 metros de extensão e não permite a travessia de pedestres, nem bicicletas.



A expectativa pela liberação da estrutura era grande e havia uma enorme fila de veículos no local. primeiro veículo a estrear a travessia foi justamente um caminhão, já servindo de teste para a estrutura, que tem capacidade de suportar até 80 toneladas. 


O primeiro sentido liberado foi  Santa Maria - Quarta Colônia, com duração de 12 minutos. Na sequência, o trânsito ficou interrompido e um novo fluxo, porém no sentido contrário, foi liberado, pelo mesmo intervalo de tempo. Militares do Exército e funcionários da Rota de Santa Maria estão no local, coordenando a passagem dos veículos.


Foto: Beto Albert (Diário)


Cuidados ao passar pela ponte móvel:

  • A ponte opera 24 horas por dia
  • Tráfego controlado no formato Pare e Siga
  • Liberado somente para veículos (leves e pesados)
  • É necessário manter distância para o veículo da frente
  • Proibido a passagem de pedestres e bicicletas
  • Peso máximo permitido: 80 toneladas
  • A velocidade máxima permitida ao passar pela ponte é de 20 km/h


*Informações da Concessionária Rota de Santa Maria.


De acordo com o técnico de Segurança da Aerovias, Edivaldo Lopes, os semáforos e outros itens de sinalização ainda não foram instalados. Por isso, a responsável pelo controle do fluxo é a administradora da rodovia. 


De acordo com Ricardo Abreu, gerete de Operação e Conservação da Rota de Santa Maria, a previsão é que a rodovia esteja reconectada, de Tabaí a Santa Maria, até o dia 7 de junho.


Ainda no fim da manhã desta sexta, a liberação da estrutura havia sido confirmada pelo diretor-geral da Concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato.



+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


–  Essa obra é muito importante para reconexão de um dos principais acessos da cidade de  Santa Maria e só foi possível através de um trabalho conjunto entre a Rota de Santa Maria, Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Exército brasileiro e prefeitura de Santa Maria – afirmou Conterato. 


O diretor-geral da Rota também relembrou que existem três trechos da RSC-287 com obras emergencias em andamento e a previsão de conclusão é até o fim da próxima semana. São eles: a recomposição da ponte sobre o Arroio Barriga, em Paraíso do Sul, a ponte sobre o Rio Pardo, em Candelária, e a recomposição da pista na localidade de Mariante, em Venâncio Aires.


A ponte sobre Arroio Grande desabou no dia 30 de abril em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Estado. Desde então, o trecho ficou bloqueado e o trabalho de construção da estrutura móvel durou 12 dias. O Exército entregou a ponte móvel na tarde de quinta-feira (30), para a Rota de Santa Maria, que iniciou o trabalho de sinalização no local, que ainda não está totalmente completo.


Foto: Mateus Ferreira



Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Viaduto da Uglione terá novo bloqueio neste sábado, informa o Dnit Anterior

Viaduto da Uglione terá novo bloqueio neste sábado, informa o Dnit

176 famílias estão aptas pelo programa Aluguel Social a encontrar novos lares em Santa Maria Próximo

176 famílias estão aptas pelo programa Aluguel Social a encontrar novos lares em Santa Maria

Geral