
Nathália Schneider (Arquivo Diário)
O governo do Estado adiantou o pagamento de benefícios e liberou novos valores para ajudar gaúchos que foram afetados pelas as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. Abaixo, confira quem pode solicitar quantias dos programas estaduais. Em todos os casos, é necessário ter o Cartão Cidadão para acessar os valores disponibilizados.
- Devolve ICMS
O valor é sacado pelo Cartão Cidadão, que pode ser retirado em agências do Banrisul. Em Santa Maria o serviço está disponível na sede da Rua do Acampamento, n°2.
Quem tem direito: famílias no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até três salários-mínimos ou por pessoa inferior a meio salário-mínimo, que recebam o Bolsa Família ou tenham um membro matriculado no ensino médio regular da rede estadual de ensino.
Documento necessário: documento de identificação com foto e número do CPF.
- Volta por Cima
O valor é sacado pelo Cartão Cidadão. Em Santa Maria, os atendimentos iniciaram nesta quinta-feira (23), no Posto Central do Cadastro Único (CadÚnico), na Rua General Neto, 504. A organização é feita a partir de um cronograma.
Quem tem direito: famílias que tenham ficado desabrigadas ou desalojadas em razão de eventos climáticos adversos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de maio deste ano, que residam em município com decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologados pelo governo do Estado, em pobreza e pobreza extrema no Cadastro Único (CadÚnico).
Documento necessário para a retirada: documento de identificação com foto.
- Todo Jovem na Escola
O valor é sacado pelo Cartão Cidadão, que pode ser retirado em agências do Banrisul. Em Santa Maria o serviço está disponível na sede da Rua do Acampamento, n°2.
Quem tem direito: alunos matriculados no ensino médio de escolas da rede estadual, com responsável ou o próprio beneficiário incluído no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até R$ 660 reais, mantendo frequência escolar mínima de 75% em cada mês.
Documento necessário para a retirada: documento oficial com foto e número de CPF do aluno. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal com documento, que deverá assinar o termo de autorização para a retirada.
Moradores que perderam o cartão devem comunicar por ligação telefônica no número 0800 541 2323. A nova via é disponibilizada em até 20 dias. O Banrisul isentou a emissão de segunda via do cartão por 30 dias, medida que pode ser prorrogada.
*Com informações da Secom do RS.