Saiba quem tem direito de receber benefícios do Estado depois das enchentes

Saiba quem tem direito de receber benefícios do Estado depois das enchentes

Nathália Schneider (Arquivo Diário)

O governo do Estado adiantou o pagamento de benefícios e liberou novos valores para ajudar gaúchos que foram afetados pelas as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. Abaixo, confira quem pode solicitar quantias dos programas estaduais. Em todos os casos, é necessário ter o Cartão Cidadão para acessar os valores disponibilizados.

  • Devolve ICMS

O valor é sacado pelo Cartão Cidadão, que pode ser retirado em agências do Banrisul. Em Santa Maria o serviço está disponível na sede da Rua do Acampamento, n°2.  

Quem tem direito: famílias no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até três salários-mínimos ou por pessoa inferior a meio salário-mínimo, que recebam o Bolsa Família ou tenham um membro matriculado no ensino médio regular da rede estadual de ensino.

Documento necessário: documento de identificação com foto e número do CPF.

  • Volta por Cima

O valor é sacado pelo Cartão Cidadão. Em Santa Maria, os atendimentos iniciaram nesta quinta-feira (23), no Posto Central do Cadastro Único (CadÚnico), na Rua General Neto, 504. A organização é feita a partir de um cronograma. 

Quem tem direito: famílias que tenham ficado desabrigadas ou desalojadas em razão de eventos climáticos adversos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de maio deste ano, que residam em município com decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologados pelo governo do Estado, em pobreza e pobreza extrema no Cadastro Único (CadÚnico).

Documento necessário para a retirada: documento de identificação com foto.

  • Todo Jovem na Escola

O valor é sacado pelo Cartão Cidadão, que pode ser retirado em agências do Banrisul. Em Santa Maria o serviço está disponível na sede da Rua do Acampamento, n°2.

Quem tem direito: alunos matriculados no ensino médio de escolas da rede estadual, com responsável ou o próprio beneficiário incluído no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até R$ 660 reais, mantendo frequência escolar mínima de 75% em cada mês.

Documento necessário para a retirada: documento oficial com foto e número de CPF do aluno. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal com documento, que deverá assinar o termo de autorização para a retirada.

Moradores que perderam o cartão devem comunicar por ligação telefônica no número 0800 541 2323. A nova via é disponibilizada em até 20 dias. O Banrisul isentou a emissão de segunda via do cartão por 30 dias, medida que pode ser prorrogada.


*Com informações da Secom do RS.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na presença de autoridades, Santa Maria divulga plano de reconstrução após fortes chuvas Anterior

Na presença de autoridades, Santa Maria divulga plano de reconstrução após fortes chuvas

Grupo de arquitetos arrecada doações de móveis e eletrodomésticos em Santa Maria e região Próximo

Grupo de arquitetos arrecada doações de móveis e eletrodomésticos em Santa Maria e região

Geral