No final de semana e nesta segunda (5), equipes da prefeitura de Santa Maria bloquearam temporariamente a Rua Silva Jardim, a partir da Quintino Bocaiúva, para retirar camadas de asfalto velho e irregular, colocando em cima um asfalto novo. Os trabalhos marcaram a retomada da pavimentação das ruas centrais.
RGE prevê troca de todos os postes de madeira por concreto até 2027 em Santa Maria
Segundo a prefeitura, na Silva Jardim, os trabalhos seguirão nos próximos dias até a esquina da Rua Floriano Peixoto. Depois, o asfaltamento será feito na própria Floriano, em direção à Avenida Medianeira.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner Rosa, havia antecipado à coluna, os planos são, na sequência, fazer todas as ruas paralelas à Floriano, em direção à Borges, e depois as demais vias da área central. Quando isso for concluído, essa equipe maior vai seguir por vias do transporte coletivo em direção aos bairros. Ao mesmo tempo, outra equipe menor já está fazendo um trabalho com consertos mais pontuais na periferia da cidade. Serão gastos, até setembro de 2024, até R$ 19 milhões do contrato assinado em setembro passado.
Se esse tipo de serviço, com asfalto de melhor qualidade, fosse feito todos os anos, mesmo que aos poucos, seria possível evitar o problema da buraqueira que costuma abrir a cada chuva nas ruas onde o asfalto está muito danificado e cheio de rachaduras e desníveis.