“Poderia ser muito pior, estava cheio de tijolo no bercinho dela”, conta moradora que teve o quarto atingido por muro

Thais Immig

Fotos: Beto Albert (Diário)

Guarda-chuvas a postos, ruas alagadas e estragos foram registrados em Santa Maria após a cidade registrar 107 mm de chuva nesta terça-feira (16). No início da tarde, a instabilidade no tempo deu espaço ao sol, que não escondeu os prejuízos causados pela chuva. No Bairro Nova Santa Marta, uma família acordou com o barulho do muro do vizinho desabando na parede do quarto em que dorme o casal com as duas filhas. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Por volta das 3h30min da madrugada, Ana Paula Guedes de Oliveira, 37 anos, acordou com o choro da filha mais nova de sete meses, a pequena Diana. Na casa, estavam o marido, ela e as filhas. Após medicar o bebê, Ana Paula tirou a filha do berço e a colocou para dormir na cama. Minutos depois, ouviu um barulho forte do lado de fora e, em seguida, viu pedaços de tijolo e estilhaços de vidro invadirem o quarto. Ela conta que, no momento, a primeira reação foi se proteger com o cobertor:

- Depois de dar o xarope, levei ela para dormir na cama comigo. Não coloquei ela de volta no bercinho porque ainda estava tossindo. Eu já estava pegando no sono e ouvi muito barulho. Foi então que nos demos conta de que era o muro. Na hora, eu só puxei o cobertor e tentei livrar ela das coisas que estavam vindo. Sorte que ela está bem agora. 

A filha mais velha, Joana Guedes de Oliveira, 11 anos, também estava no quarto no momento em que o muro caiu. Como a cama fica distante da parede atingida, ela sofreu apenas pequenos arranhões no braço por conta dos estilhaços de vidro. O restante da família não se feriu

O marido Valdecir Goularte, 39, conta que o muro foi feito recentemente pelo vizinho, há cerca de quatro meses. Além do susto, os tijolos que atingiram a parede também causaram prejuízos para a estrutura da casa. A janela do quarto caiu totalmente e o impacto causou rachaduras nos demais cômodos, que ficam nos fundos da casa.

O muro atingiu a parede do quarto em que dorme o casal e as duas filhas.

“Foi uma graça, poderia ter acontecido algo muito pior”

Ana Paula conta, emocionada, que o choro da filha mais nova evitou que algo mais grave acontecesse. Isso porque o berço de Diana ficava próximo à parede atingida pelo muro.

- Na hora em que ela começou a tossir eu acordei. Ainda bem. A gente é grande e consegue se defender com os braços e puxar as cobertas. Ela não teria forças. Até porque, quando fomos ver, estava cheio de tijolo no bercinho dela. Então, foi uma graça. Poderia ter acontecido algo muito pior – relata Ana Paula.

Diana, de 7 meses, dormia no berço próximo a parede atingida pelo muro momentos Antes da mãe Ana Paula tirar a criança do local.

O casal preparava o terreno dos fundos, que fica entre a casa e o muro do vizinho, para construir um ‘puxadinho’, que seria o quarto da filha Joana. No espaço também ficava a casa do cachorro da família que, por sorte, não estava no local quando o muro caiu. 

Acordados desde às 3h30min, a família tem se reorganizado pouco a pouco. Na manhã desta terça, a Defesa Civil foi até o local e disponibilizou lonas. Além disso, outra janela foi colocada no local. Quem quiser colaborar com a família pode enviar ajuda por meio da chave Pix: 01067162046.

A queda do muro causou rachaduras em outros cômodos da casa.


Santa Maria registrou mais de 100 milímetros de chuva nesta terça
Nesta terça-feira (16), Santa Maria registrou mais de 100 milímetros de chuva. De acordo com a BaroClima Meteorologia, esse foi o maior volume em 24 horas desde o início do ano – o que representa 75% a mais do que o esperado para todo o mês. Além dos estragos no Bairro Nova Santa Marta, outros locais registraram altos índices de chuva. O Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve a maior chuva do ano em 24 horas, com 109 mm registrados.

Chuva observada em Santa Maria até às 13h:

  • Perpétuo Socorro: 109 mm
  • Tecnoparque: 91 mm
  • João Goulart: 90 mm
  • Lorenzi: 85 mm
  • Camobi INMET: 82 mm
  • Boca do Monte: 51 mm

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nas lavouras, prejuízos são isolados por conta da enxurrada na Região Central Anterior

Nas lavouras, prejuízos são isolados por conta da enxurrada na Região Central

Caso Bernardo: Tribunal de Ética Médica reconhece legitimidade do MP contra decisão do Cremers que manteve registro de médico a Leandro Boldrini Próximo

Caso Bernardo: Tribunal de Ética Médica reconhece legitimidade do MP contra decisão do Cremers que manteve registro de médico a Leandro Boldrini

Geral