Obras para recuperação de pontes e estradas avançam neste sábado; veja quais trechos

Letícia Klusener e Deni Zolin

Obras para recuperação de pontes e estradas avançam neste sábado; veja quais trechos

Foto: Gilberto Ferreira

*Colaboraram Tayline Manganeli e Gilberto Ferreira

A Della Pasqua Engenharia começou já na sexta-feira (3), a restauração da cabeceira da primeira ponte localizada na Estrada Municipal Norberto Kipper, que liga Santa Maria ao distrito de Arroio Grande. O trabalho continua neste sábado (4). A estrutura desabou na tarde da última terça-feira (30) por conta das fortes chuvas que atingem a Região Central. Desde então, o fluxo de veículos está interrompido. Há outros trechos que também estão sendo recuperados. Confira abaixo. 

AO VIVO: confira a situação da chuva e os estragos causados em Santa Maria e região

Até o momento já foram colocadas em torno de 30 cargas de pedras na cabeceira da estrutura. Com isso, a obra já se encontra pela metade. Neste sábado será colocada uma camada de concreto e após continuará a colocação de pedras na base até atingir a altura da ponte. A partir disto será finalizada com outra parte de concreto.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Após o reparo da primeira ponte, a Della Pasqua Engenharia trabalhará para recuperar as outras duas estruturas que estão na mesma rota.

ERS-511 e ERS-149

Segundo o engenheiro do Daer em Santa Maria, Paulo Rosa, os esforços agora são consertar as duas cabeceiras das pontes da ERS-511 e uma galeria de água que cedeu para, então, seguir com as máquinas e equipes para recuperar a ERS-149 na Quarta Colônia.

De acordo com ele, um morador estava tentando recuperar um trecho da ERS-149 de forma voluntária, mas foi determinada a paralisação do serviço porque é preciso o acompanhamento de engenheiros e, principalmente, ter material adequado para fazer o aterro. Ou seja, o trabalho não pode ser feito com terra, pois provocará problemas e risco, além de exigir um retrabalho ainda maior de ter de retirar tudo para refazer o aterro com pedras depois.

Rosa diz que, só com a liberação da ERS-511, as caçambas com pedra poderão passar e levar o material para refazer os aterros na ERS-149, tanto em direção a Faxinal do Soturno quanto em direção a Restinga Seca e Formigueiro, onde cabeceiras de pontes estão com crateras abertas pela correnteza.

Não há previsão de quando os trabalhos serão concluídos.

Recuperação da BR-158

Com a expectativa de tempo mais firme, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mobiliza equipes para a recuperação dos segmentos danificados na BR-158. A limpeza de pista já foi realizada, porém, existem pontos em que a pista cedeu que precisam ser recuperados. Além disso, há locais que o solo continua úmido e instável, esta situação impossibilita segurança para equipes trabalhar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

AO VIVO: confira a situação da chuva e os estragos causados em Santa Maria e região Anterior

AO VIVO: confira a situação da chuva e os estragos causados em Santa Maria e região

São Gabriel contabiliza R$ 170 milhões de prejuízo na safra de soja; município necessita de doações de material de limpeza e utensílios para casa Próximo

São Gabriel contabiliza R$ 170 milhões de prejuízo na safra de soja; município necessita de doações de material de limpeza e utensílios para casa

Geral