Foto: Vinícius Machado (Diário/Arquivo)
O dia da prova está perto, e os candidatos fazem os ajustes finais para realizá-la. Ao todo, 9.003 candidatos indicaram Santa Maria para realizar o exame do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ocorre em 5 de maio. Em todo o país, são 2,1 milhões de inscritos que concorrem a 6.640 vagas em 21 órgãos federais. São 228 cidades do Brasil que receberão a aplicação das provas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A Fundação Cesgranrio é a banca aplicadora do concurso.
O diretor de logística do Ministério de Gestão e Inovação, Alexandre Retamal, contou sobre os preparativos ao F5 (93.5 FM) nesta segunda-feira (15).
– Ampliamos os números de cidades que vão realizar a prova, pensando no quantitativo de inscritos no Distrito Federal, para facilitar para os participantes. Da nossa experiência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para organizar uma prova assim, são 215 mil pessoas que devem trabalhar na aplicação da prova.
O Ministério da Justiça, com os órgãos de segurança pública, trabalha para que a prova ocorra com a maior segurança possível. O diretor explica que a Polícia Federal está se organizando com a parte de identificação de organizações criminosas. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também já realizou projetos de inteligência para garantir a segurança das instalações da banca aplicadora. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve fazer a escolta das provas e a Força Nacional atuará na vigilância e também nas instalações da Cesgranrio e nos armazéns dos Correios:
– Além disso, trabalhamos para coibir qualquer tipo de vazamento e ataques hackers para que os participantes tenham uma prova segura – explica Retamal.
Inscritos
- Rio Grande do Sul – 2.594
- Santa Maria – 9.003
- Caxias Do Sul – 3.172
- Farroupilha – 1.275
- Passo Fundo – 5.038
- Pelotas – 11.013
- Porto Alegre – 38.292
- Santa Cruz Do Sul – 2.978
- Santo Ângelo – 4.385
- Uruguaiana – 2.598
Atenção
Eletrônicos devem ser desligados antes do início da prova, colocados em um pacote individual disponibilizados pelo fiscal de prova e lacrados. Caso algum deles emita sinais sonoros e visuais identificados, o candidato estará desclassificado. Além disso, os candidatos, ao fim da prova, entregam os cadernos para os fiscais.
O que levar?
- Cartão de confirmação de inscrição – pode ser impresso a partir de 25 de abril
- Documento de identidade original com foto
- Caneta preta transparente
- Alimentos devem estar lacrados e as garrafas de águas precisam ser transparentes
Datas
- Provas – 5 de maio
- PDFs das provas – 5 de maio, no turno da noite
- Gabaritos – 7 de maio
- Resultados – 30 de julho
- Começo das convocações – 5 de agosto