Fumacê contra o Aedes aegypti será realizado no Bairro Nova Santa Marta na manhã desta terça-feira

No reforço das ações em combate ao Aedes aegypti, começa na manhã desta terça-feira (6) um fumacê em ruas do bairro Nova Santa Marta. O serviço, realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, consiste na pulverização de um inseticida biológico contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A ação está marcada para começar às 7h e deve seguir até as 10 h, se as condições do tempo permitirem, pois chuva, alta umidade, muito vento e altas temperaturas prejudicam a efetividade do produto. A ação deverá ser retomada nos dias seguintes, sempre entre o mesmo horário.

O inseticida é comprovadamente sem riscos à saúde humana, por trata-se de um produto biológico. Ainda assim, é recomendado que animais de estimação sejam recolhidos e as pessoas também busquem abrigo no momento que o veículo passar com a pulverização. Contudo, a recomendação é que moradores abram portas e janelas no momento que veículo passar em frente às residências, para que o inseticida circule dentro das casas e locais de abrigo destes mosquitos.

A ação desta terça deve começar pela Avenida Manoel Malmann Filho, seguir pela Avenida Secundária e ruas Dourados, Rio Pelotas, Rio Ibicuí. Depois retorna para a Avenida Secundária até a Rua São Luiz (Rua 09) e passas pelas ruas Rio Jacuí, dos Camboatãs, dos Branquilhos, Rua 07 e Rua Irmão Jacinto até a Avenida Manoel Malmann Filho.

As vias deste bairro foram escolhidas para esta ação devido ao grande número de focos do mosquito encontrados pelos agentes da Vigilância em Saúde. Mais informações sobre os casos de dengue no Município estão disponíveis no site do Governo do Estado.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Combate ao mosquito

Além do fumacê, agentes da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde fazem visitas às residências em busca de criadouros do Aedes aegypti e para dar orientações à população sobre como evitar focos do mosquito. Os funcionários estão sempre devidamente identificados com coletes e crachás.

A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.



Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581


*com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Concurso Unificado chega a 1,5 milhão de inscritos; saiba como se inscrever Anterior

Concurso Unificado chega a 1,5 milhão de inscritos; saiba como se inscrever

VÍDEO: Santa Maria registra mais de 2,4 mil descargas elétricas no fim de semana Próximo

VÍDEO: Santa Maria registra mais de 2,4 mil descargas elétricas no fim de semana

Geral