Em caso incomum, cadela de porte médio dá à luz 16 filhotes em Santa Maria; parto aconteceu de forma natural

Em caso incomum, cadela de porte médio dá à luz 16 filhotes em Santa Maria; parto aconteceu de forma natural

Foto: projeto Mãos que Salvam

Os voluntários do projeto Mãos que Salvam, de Santa Maria, tiveram uma surpresa após o parto da cadela Pérola, que deu à luz a 16 filhotes – nove fêmeas e sete machos. Os exames de ultrassom, realizados durante a gravidez do animal, mostraram que a ninhada seria de no máximo oito novos animais. O fato é considerado raro por veterinários.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

– No domingo de manhã, ela deu à luz aos oito filhotes. Até chegar a noite daquele dia tinham nascidos mais 9 cachorros. Algo surpreendente. Tivemos que encontrar uma mãe de leite para parte da ninhada porque a Pérola não tem tantas tetas para amamentar – afirma Juliana Arruda, responsável pelo projeto. 

A Pérola é um animal de porte médio, sem raça definida e não tem dono. Como os filhotes são muito pequenos, o ultrassom realizado apontou um número menor. A cadela está em uma hospedagem para amamentar os cachorrinhos. De acordo com Juliana, não houve complicações durante o parto, e mãe e as crias estão bem

A história se torna curiosa, já que não é comum que cadelas desse tamanho dêem luz a tantos filhotes de forma natural. Segundo a veterinária Diane Jaqueline Waschburger, em 13 anos de carreira, essa é a primeira vez que ela depara com um caso assim.

– Normalmente, cães de porte médio têm ninhadas que variam de quatro a oito filhotes, com alguns casos excepcionais tendo até 10. Uma ninhada de 16 filhotes é muito raro e requer assistência veterinária para garantir que todos os filhotes e a mãe fiquem saudáveis – afirma a veterinária.

Em 2020, na cidade de Indiana, em São Paulo, outra cadela de porte médio também pariu 16 filhotes. Diferentemente do caso de Pérola, nesse foi preciso fazer intervenção médica através de cesariana, que durou duas horas

Adoção

Após a surpresa, os filhotes e a mãe estão em busca de novos lares. Após o período de amamentação e aplicação das vacinas obrigatórias, eles poderão ser doados. Os interessados podem entrar em contato com o projeto Mãos que Salvam pelo Instagram. 

A iniciativa não resgata animais de rua, mas presta auxílio para pessoas que se dedicam a cuidar dos animais. Também há a possibilidade de doar para o projeto através do Pix: [email protected]. 

Castração

Diane ressalta que histórias como a de Pérola reforçam a importância da castração de animais de rua

– Além de controlar a reprodução e prevenir ninhadas indesejadas, especialmente em casos em que uma cadela pode dar à luz um número excessivo de filhotes, a castração pode ajudar a reduzir o risco de certos problemas de saúde, como câncer uterino e mamário. Também pode ter benefícios comportamentais, como redução da agressão e marcação territorial – destaca Diane. 

A decisão de castrar garante saúde e qualidade de vida dos animais.

Castramóvel

Em Santa Maria, existe o Castramóvel que é gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem nas atividades cirúrgicas. Iniciou suas operações no final de março de 2022. Desde então, realizou mais de 2,6 mil castrações no município.

A unidade está instalada no galpão da Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Adão Schneider, 55, no Bairro João Goulart, e realiza cirurgias agendadas para a castração de cães e gatos.

Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

AVTSM compõe união de associações na busca por justiça às vítimas de grandes tragédias no Brasil Anterior

AVTSM compõe união de associações na busca por justiça às vítimas de grandes tragédias no Brasil

Seminário Regional Artesão em Foco ocorre nesta quarta e quinta no Mercado da Vila Belga Próximo

Seminário Regional Artesão em Foco ocorre nesta quarta e quinta no Mercado da Vila Belga

Geral