Em análise preliminar de especialista, Agudo registrou mais de 200 movimentos de massa; número é maior do que em cidades da Serra

Em análise preliminar de especialista, Agudo registrou mais de 200 movimentos de massa; número é maior do que em cidades da Serra

Foto: Tales Trindade (Diário)

A Região Central do Rio Grande do Sul registrou 1.063 movimentos de massa. O número é de um estudo preliminar realizado pela engenheira civil especialista em Geotecnia, Catiucha Rehbein. O documento ainda aponta que Agudo contabilizou 215 ocorrências, sendo a cidade que mais registrou na Região Central. O levantamento foi feito por meio do mapeamento da Nasa Disasters dos casos que ocorreram do começo do evento até o dia 9 de maio. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Essa contabilidade foi classificada por cidades e regiões por ela. Segundo o levantamento em pontos feito pela Nasa, em todo o Rio Grande do Sul foram identificados 3.787 pontos de deslizamento distribuídos em 89 municípios. A Região dos Vales foi a mais impactada com 2.498 movimentos de massa registrados. A Região Central do Estado teve 1.063 casos, sendo a segunda localidade mais atingida. Já na Serra foram contabilizados 226 casos.

A especialista é natural de Agudo, mas foi “adotada” por Caxias do Sul, como ela mesma explica. Por questões de trabalho e estudo, ela transita entre o município da Serra e Porto Alegre, onde realiza o mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs):

– Eu já trabalho com risco geotécnico. Eu faço laudos de risco geotécnico em edificações. Eu gostaria de categorizar quais foram os movimentos de massa, entre deslizamento e corrida de massa. Foi no site da Nasa, que achei os “pontinhos” contabilizados da primeira onda de desastres, mas não havia um levantamento de fato. Eu tive que contar esses “pontinhos” do trabalho da Nasa.

O interesse posterior da especialista é trabalhar com a identificação de cada ocorrência. Este trabalho, segundo ela, muitas vezes é feito em campo por especialistas.

– A minha ideia era, já que eu já havia contabilizado tudo, fazer um documento elencando todos os dados. É mais uma análise preliminar, os dados serão revisados novamente, mas os dados são bem assustadores. Além disso, outros eventos aconteceram e não devem estar nesses números. Novos dados devem ser visualizados em novas análises. O meu desejo é fazer um levantamento do que seria cada ponto daqueles, o que são deslizamentos e corridas de massa.

O que é

Movimento de massa são as ocorrências como deslizamento, corrida de massa, tombamentos e desmoronamentos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saúde e educação vão receber quase R$ 63 milhões em novas ações de recuperação do RS Anterior

Saúde e educação vão receber quase R$ 63 milhões em novas ações de recuperação do RS

Servidores públicos estaduais devem receber metade do 13º salário nesta sexta-feira Próximo

Servidores públicos estaduais devem receber metade do 13º salário nesta sexta-feira

Geral