Ação de Páscoa leva solidariedade para pessoas em situação de vulnerabilidade em Santa Maria

Thais Immig

Ação de Páscoa leva solidariedade para pessoas em situação de vulnerabilidade em Santa Maria

Alan Orlando (Diário de Santa Maria)

Solidariedade, encontros, diálogos e reivindicações traduzem o significado de Páscoa para mais de 150 pessoas que foram beneficiadas com a ação Páscoa sem Fome. A iniciativa foi realizada neste domingo (31), na Praça Saldanha Marinho, e distribuiu lanches, chocolates e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade que estiveram no local.

A ação foi realizada pelo projeto Café da Tarde Social de Santa Maria, que atua durante o ano todo para atender às demandas da população em situação de rua da cidade. Criado em 2018, o projeto promove a solidariedade por meio de ações e também busca criar um canal de escuta com foco em políticas públicas. Assim, as reivindicações feitas por essa população são levadas à prefeitura e aos órgãos competentes para que futuras iniciativas sejam feitas. Para o coordenador do projeto, Reinaldo Santos, o objetivo é, sobretudo, ouvi-los:

- É um chamativo para promover esse grande encontro. Eles nos trazem como estão as questões e no que podemos ajudar voluntariamente. Futuramente, a ideia é criar um comitê da população em situação de rua para conversar junto às secretarias e fazer com que as políticas aconteçam. É importante ver e ouvir o que eles pensam sobre a cidade, enquanto personagens permanentes da sociedade, esse é o grande objetivo do projeto - afirma Reinaldo.


Alan Orlando (Diário de Santa Maria)


Mãe e dona de casa Kelen Ferreira (foto) conta que foi ajudada pelo projeto em ações anteriores, quando morava nas ruas. Hoje, atua como voluntária no projeto e busca ajudar as pessoas a partir da sua história de vida:

- Eu conheci o Reinaldo na minha fase mais difícil, quando estava na rua. Ele me ajudou e me ajuda até hoje. Estou há dois anos no projeto com ele e só tenho a agradecer porque o pouquinho que eu tenho, eu passo para eles. Se eu consegui sair dessa fase, eles também podem - conta Kelen emocionada.


Alan Orlando (Diário de Santa Maria)


“O que para a gente é pouco, para eles é muito”
Oito voluntários estiveram envolvidos na ação que distribui lanches como sanduíche, bolo, chocolate, refrigerante e suco - além de brinquedos e material escolar para as crianças. Quem esteve na Praça Saldanha Marinho também pode realizar um corte de cabelo - realizado pelo projeto social Embelezando Vidas, parceiro da ação. A coordenadora do projeto e uma das cabeleireiras responsáveis por deixar o corte em dia, Angela Goularte, relata que o objetivo da iniciativa é atender a população carente que não tem acesso ao serviço:

- A gente vê que as pessoas gostam, e isso é o mínimo que a gente pode fazer. O que para a gente é pouco, para eles é muito. E também é uma oportunidade de ouvir as pessoas - conta Angela.


Alan Orlando (Diário de Santa Maria

Amanda Goularte também é uma das voluntárias do projeto. Ela conta que sempre participa ao lado da mãe Ângela com a intenção de ajudar o próximo - ainda mais em ações como essa que integram diferentes projetos sociais:

- ​É gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas porque muitos deles não tem condições. Então, fazer isso é muito importante, para a gente e para eles - relata Amanda.

Mais do que reivindicar, ajudar (e embelezar) quem participa da ação, a iniciativa também promoveu um espaço de encontros para celebrar o domingo de Páscoa

- É sempre bom reencontrar todo mundo, ver o sorriso de cada um, e desejar uma Feliz Páscoa - afirma Kelen, que aproveitou a oportunidade para estar perto dos amigos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo do RS anuncia a nomeação de 468 servidores penitenciários e outras 5 notícias Anterior

Governo do RS anuncia a nomeação de 468 servidores penitenciários e outras 5 notícias

Rita, artista santa-mariense de 5 anos, vai participar de exposição em Paris; família faz vaquinha para ajudar nos custos da viagem Próximo

Rita, artista santa-mariense de 5 anos, vai participar de exposição em Paris; família faz vaquinha para ajudar nos custos da viagem

Geral