Alan Orlando (Diário de Santa Maria)
Solidariedade, encontros, diálogos e reivindicações traduzem o significado de Páscoa para mais de 150 pessoas que foram beneficiadas com a ação Páscoa sem Fome. A iniciativa foi realizada neste domingo (31), na Praça Saldanha Marinho, e distribuiu lanches, chocolates e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade que estiveram no local.
A ação foi realizada pelo projeto Café da Tarde Social de Santa Maria, que atua durante o ano todo para atender às demandas da população em situação de rua da cidade. Criado em 2018, o projeto promove a solidariedade por meio de ações e também busca criar um canal de escuta com foco em políticas públicas. Assim, as reivindicações feitas por essa população são levadas à prefeitura e aos órgãos competentes para que futuras iniciativas sejam feitas. Para o coordenador do projeto, Reinaldo Santos, o objetivo é, sobretudo, ouvi-los:
- É um chamativo para promover esse grande encontro. Eles nos trazem como estão as questões e no que podemos ajudar voluntariamente. Futuramente, a ideia é criar um comitê da população em situação de rua para conversar junto às secretarias e fazer com que as políticas aconteçam. É importante ver e ouvir o que eles pensam sobre a cidade, enquanto personagens permanentes da sociedade, esse é o grande objetivo do projeto - afirma Reinaldo.
Mãe e dona de casa Kelen Ferreira (foto) conta que foi ajudada pelo projeto em ações anteriores, quando morava nas ruas. Hoje, atua como voluntária no projeto e busca ajudar as pessoas a partir da sua história de vida:
- Eu conheci o Reinaldo na minha fase mais difícil, quando estava na rua. Ele me ajudou e me ajuda até hoje. Estou há dois anos no projeto com ele e só tenho a agradecer porque o pouquinho que eu tenho, eu passo para eles. Se eu consegui sair dessa fase, eles também podem - conta Kelen emocionada.
“O que para a gente é pouco, para eles é muito”
Oito voluntários estiveram envolvidos na ação que distribui lanches como sanduíche, bolo, chocolate, refrigerante e suco - além de brinquedos e material escolar para as crianças. Quem esteve na Praça Saldanha Marinho também pode realizar um corte de cabelo - realizado pelo projeto social Embelezando Vidas, parceiro da ação. A coordenadora do projeto e uma das cabeleireiras responsáveis por deixar o corte em dia, Angela Goularte, relata que o objetivo da iniciativa é atender a população carente que não tem acesso ao serviço:
- A gente vê que as pessoas gostam, e isso é o mínimo que a gente pode fazer. O que para a gente é pouco, para eles é muito. E também é uma oportunidade de ouvir as pessoas - conta Angela.
Amanda Goularte também é uma das voluntárias do projeto. Ela conta que sempre participa ao lado da mãe Ângela com a intenção de ajudar o próximo - ainda mais em ações como essa que integram diferentes projetos sociais:
- É gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas porque muitos deles não tem condições. Então, fazer isso é muito importante, para a gente e para eles - relata Amanda.
Mais do que reivindicar, ajudar (e embelezar) quem participa da ação, a iniciativa também promoveu um espaço de encontros para celebrar o domingo de Páscoa:
- É sempre bom reencontrar todo mundo, ver o sorriso de cada um, e desejar uma Feliz Páscoa - afirma Kelen, que aproveitou a oportunidade para estar perto dos amigos.