Às escuras

900 metros de fios de cobre são furtados de praça

"

Cerca de 900 metros de fios de cobre, que compõem a fiação subterrânea da iluminação pública da Praça Nonoai, na Rua Tamandaí, foram furtados. Como resultado, os 10 postes da praça estão sem alimentação de energia elétrica, deixando o lugar às escuras desde então.

Segundo a secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços, foi encaminhado o conserto da fiação, só que desta vez, os fios serão suspensos no ar.  O trabalho deve iniciar nesta sexta-feira à tarde, e será concluído até domingo.

No último domingo, outra ação de vandalismo depredou o patrimônio público. Três câmeras de vigilância foram arrancadas da Praça dos Bombeiros e, posteriormente, colocadas no lixo. Em ambas as ocorrências, a Guarda Municipal não ficou sabendo das ocorrências em tempo. Mas, pelo menos na Praça dos Bombeiros, já está sendo providenciado a reposição das câmeras e o aumento no número de equipamentos.
_ Como não tem postes altos, é fácil arrancar as câmeras. Por isso, pretendemos repor as arrancadas e colocar mais equipamentos para ampliar o raio de visão e cruzar as imagens _ explica o superintende da Guarda Municipal Luiz Oneide Gonzatto.

E a Guarda Municipal?

Responsável por proteger e zelar pelos prédios e patrimônios públicos, a Guarda Municipal está sobrecarregada neste período de férias. É o que afirma o superintendente Luiz Oneide Gonzatto:
_ No período de férias, nosso trabalho aumenta e o efetivo diminuí _ explica Gonzatto.

Segundo o superintendente, o foco da guarda, neste período, é atuar na vigilância dos prédios públicos. Em especial, dos postos de saúde e escolas.
_ Nas férias, como as escolas ficam fechadas e sem funcionários, temos que redobrar a atenção neste locais. Se durante o ano letivo alternávamos as rotas e percorríamos umas 10 escolas, agora precisamos passar por 25. Isto aumenta nosso percurso e faz com que a guarda demore a retornar em certos pontos da cidade _ explica.

Ainda segundo Gonzatto, a Guarda conta com um efetivo de 12 homens por turno, em média. Em períodos normais, seriam em torno de 20.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM forma primeira turma de Engenharia Acústica do Brasil

Próximo

Operação em Caçapava do Sul apreende 94 pedras de crack

Geral