Depois da tempestade 

8 mil estão sem luz em Santa Maria 

Na noite de sexta-feira, quase 40 horas depois da tempestade que atingiu Santa Maria e região, ainda são muitos os danos na cidade. Depois da destruição de parte da rede elétrica, 8 mil pessoas seguem sem luz na cidade. O número chegou a ultrapassar os 115 mil na madrugada de quinta-feira. 

Município deve assinar decreto de emergência na segunda-feira

De acordo com a assessoria de comunicação da RGE e RGE Sul, as equipes ainda trabalham para normalizar o serviço, mas não há previsão de retorno. Em alguns locais no interior, as equipes só conseguiram ter acesso com o maquinário nesta sexta-feira, em função de estragos. 

SEM ÁGUA 

Com a falta de energia elétrica, algumas regiões da cidade também ficaram sem o fornecimento de água depois da tempestade de quinta-feira. Em outros locais, os moradores registram problemas de baixa pressão - quando a força da água que sai é menor (isso ocorre em manobras que são feitas para evitar o desabastecimento de um número maior de pessoas).  O Diário entrou em contato com a Corsan que disse que enviaria um boletim com mais informações, mas até a noite desta sexta-feira não havia retorno. 

Estádio Presidente Vargas também registra prejuízos pós-temporal

RUAS CONTINUAM OBSTRUÍDAS 

Para que mudar o cenário de destruição que a tempestade deixou em Santa Maria, uma força-tarefa composta pela equipe do Corpo de Bombeiros Defesa Civil, prefeitura e RGE SUL foi montada. Até as 18h de sexta-feira 321 ocorrências foram atendidas, 20 ainda estavam na fila. A demanda se espalha por 18 bairros da cidade. O serviço de desobstrução de vias deve seguir até sábado. O número de atendimentos não diminuiu muito na sexta-feira em função das ocorrências mais complicadas. 

 Santa Maria - RS - BRASIL 20/10/2017RUAS DE SANTA MARIA SEGUEM OBSTRUÍDAS E MORADORES SEM LUZ EM ALGUNS BAIRROS DA CIDADE   1- IVONE PAZINI ¿ 75 ANOS DONA DE CASA  E MOACIR PAZINI 74 ANOS ¿ APOSENTADO(travessa Ernesto Becker)  2-BENTA NEIVA ROCHA NEVES ¿ 76 ANOS- DONA DE CASA  e DIULIA XHABIARAS NEVES ¿ 10 ANOSPinheiro caído na rua Coronel Ernesto Becker
Foto: Lucas Amorelli / New CO DSM

SEM AULA NA SEGUNDA-FEIRA
Pelo menos 5 escolas da cidade não terão aulas na segunda-feira, em função dos estragos do temporal:
- EMEI Sinos de Belém
- EMEF João Hundertmark
- EMEI Ângela Tomazetti
- EMEI Casa da Criança
-  Coronel Pilar
As outras escolas municipais devem ter aulas normais a partir da semana que vem. Nas estaduais, a orientação é que os pais entrem em contato com as direções por telefone. 

DOAÇÕES DE ALIMENTOS

Em dois dias, mais de 4 toneladas de alimentos foram doados para distribuir para as famílias mais prejudicadas com a tempestade em Santa Maria. A Região Oeste foi a primeira a receber os donativos. Quem quiser ajudar, pode levar alimentos não perecíveis, produtos de higiene e materiais de limpeza na sede do 4º Comando Regional dos Bombeiros (na esquina das ruas Niederaurer e Visconde de Pelotas). 

 Santa Maria, RS, Brasil, 20/10/2017.Estragos causados pelo temporal deve levar Prefeitura de Santa Maria a assinar decreto de situação de emergência.
Foto: Charles Guerra / New Co

ONDE PROCURAR AJUDA
- Falta de luz:  É possível registrar por meio de ligações para o 0800 707 7272, de mensagem de texto com o código do cliente para o número 28410 ou pelo site da RGE Sul;

– Alimentos, telhas e material de higiene: quem precisar de alimentos ou material de higiene e de limpeza pode procurar ajuda na sede do 4º Comando Regional dos Bombeiros ou na sede da Defesa Civil (Rua Boa Vista, 50, Pinheiro Machado)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Locais de provas do Enem são divulgados a partir de hoje 

Próximo

VÍDEO: confira as dicas de Física para o Enem 2017

Geral