depois da chuvarada

64 famílias devem voltar para suas casas nesta segunda-feira em Rosário do Sul

Eduardo Tesch

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Em Rosário do Sul, 64 famílias aguardam para voltar para casa na segunda-feira

Depois da chuvarada deixar milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas no Estado, a previsão indica que os próximos dias serão de tempo seco no Rio Grande do Sul. Com isso, o Rio Santa Maria, em Rosário do Sul, começou a baixar o nível. Na manhã deste domingo, o rio estava 6,7 metros acima do normal. Apesar do número, as 64 famílias que deixaram suas casas ainda na semana passada voltam para suas residências na manhã desta segunda-feira conforme a prefeitura da cidade. 

Chuva continua até o final de janeiro na Região Central

Neste domingo, 34 famílias ainda estão alojadas no ginásio da Escola Oliveiro Thaddeo. No local, são servidas refeições. Quem quiser ajudar com doações, pode levar os donativos até o local (veja, abaixo, detalhes de como ajudar). Outras 34 famílias que deixaram suas casas no município, também em função da cheia no Rio Santa Maria, e que estavam em casas de familiares e amigos também voltarão para seus lares nesta segunda-feira. 


Por causa dos estragos e do número de pessoas que saíram de casa, Rosário do Sul decretou situação de emergência. O decreto já foi homologado pelo governo do Estado. 

Em Santiago, o domingo foi de reconstrução e obras, principalmente pelo interior do município, que teve estragos em estradas e pontes. De acordo com o prefeito Tiago Gorski,todas as equipes da Secretaria de Obras e Viação foram deslocadas para o serviço de recuperação dos prejuízos.

- Estamos fazendo a manutenção, com o patrolamento de vias, reconstrução de pontes, canalização de pontos de alagamento na cidade e reconstrução de bueiros e bocas de lobo. Só em janeiro choveu 400 milímetros em Santiago - afirma Gorski. 

O cronograma de obras deve ter continuidade na segunda-feira, se não voltar a chover. A Emater está fazendo a avaliação dos prejuízos no campo e nas lavouras de soja, as mais atingidas com os alagamentos. Ainda conforme o prefeito, nenhuma família está desalojada ou desabrigada no município.

Em São Francisco de Assis, que também decretou emergência, a maior parte dos estragos foi na área rural da cidade. Conforme o vice-prefeito, Paulo Renato Cortelini, os prejuízos nas estradas do interior e nas plantações do município ainda não foram contabilizadas. Em um levantamento feito antes dos últimos dias de chuva, o prejuízo já passava de R$ 5 milhões. 

SHOW DE SOLIDARIEDADE  

Na noite de sexta, músicos se reuniram em São Gabriel para um show beneficente. Mais de 500 pessoas trocaram doações de alimentos, materiais de limpeza, eletrodomésticos e colchões por ingressos. A iniciativa contou com a apresentação dos músicos Rogério Melo (da dupla César Oliveira e Rogério Melo), Ênio Medeiros, Felipe Cornel, Irmãos Marques, Danner Marinho, André Teixeira, Ricardo Camargo, Marcelo Lagarto e Jojô Borges no CTG Caiboaté. 

O Rio Vacacaí está 4,5 metros acima do normal e, conforme a Defesa Civil do município, continua baixando, apesar de ser em ritmo lento. Ainda é possível fazer doações para as famílias atingidas pela chuvarada no estado. Veja como ajudar: 

AJUDA
As famílias atingidas pelas enchentes precisam de ajuda com doações de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene, água mineral e colchões em bom estado de conservação. Veja onde levar as doações: 

SANTA MARIA 

  • Centro - Rua Coronel Niederauer, 890 (esquina com a Rua Visconde de Pelotas)
  • Camobi - Avenida Roraima, trevo de acesso à UFSM
  • Bairro Pinheiro Machado - Rua João Lino Preto, s/nº
  • Supermercados da Rede Super - Santa Marta (Avenida Alcides Roth, 2.780), Feltrin (BR-392, km 2), Dacas (Avenida Nossa Senhora das Dores, 383; e João Brunhauser, 127), Pozzobon (Rua Luis Estover, quadra 75, Cohab Tancredo Neves, e BR-287, Pinheiro Machado), Copetti (Avenida Borges de Medeiros, 1.789; Rua Serafim Valandro, 512; Avenida Rio Branco, 495; e Rua Sete de Setembro), Bertagnolli (Rua Antonio Botega, 991; Rua Duque de Caxias, 3.175; Avenida Prefeito Evandro Behr, 7.016; e Rua Riachuelo, 106), Stangherlin (Rua Visconde de Pelotas, 1.642), Dores (Rua Gomes Carneiro, 421)

CAÇAPAVA DO SUL

  • Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua General Osório, 1.050 
  • Telefones - (55) 3281-2629, 3281-2420 e 3281-5144

ROSÁRIO DO SUL

  • Ginásio da Escola Oliveiro Thaddeo (Garibalde Silva, 1.095, Bairro Ana Luiza), das 7h às 22h, e na Rua Amaro Souto, 2.718, das 7h às 13h  
  • Telefones - (55) 3231-7043, 99621-1655 e 99983-9345

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

  • Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Gabriel Machado, 1.931, das 8h às 14h 
  • Telefone - (55) 3252-1200

SÃO GABRIEL

  • Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua 12 de Outubro, s/nº
  • Telefones - (55) 3237-1374 e 99688-5026

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

150 vagas de emprego para segunda-feira em Santa Maria Anterior

150 vagas de emprego para segunda-feira em Santa Maria

VÍDEO: incêndio destrói parte do Lar Vila das Flores em Santa Maria Próximo

VÍDEO: incêndio destrói parte do Lar Vila das Flores em Santa Maria

Geral