data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Ronald Mendes (Arquivo)
A 5ª Parada LGBT Alternativa ocorre neste domingo, no Parque Itaimbé, em Santa Maria. A concentração começa às 15h no Praça Saldanha Marinho. O tema deste ano busca celebrar as vidas de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros e quaisquer outras identificações não heterossexuais ou não cisgêneras. Sob o lema "Que bom te ver viva!", a parada busca mostrar a necessidade de promover um movimento de resistência contra o preconceito e a violência.
Confira a programação dos últimos dias do Sesc Circo
Depois da concentração, acontece a caminhada até o Parque Itaimbé e, de lá, ocorrem apresentações com artistas LGBT+, incluindo performances teatrais, circenses, bandas, drag queens e DJs. O espaço da parada conta com praça de alimentação, montada em parceria com food trucks locais.
A população LGBT+ é vulnerável aos mais diversos tipos de violência física e psicológica, tais como discurso de ódio, agressão sexual, verbal e moral, tentativa de homicídio, bullying, preconceito e discriminação. Esses atos atentam contra a integridade física, psíquica e moral dos indivíduos e são motivados pela desaprovação da orientação sexual ou da identidade de gênero da vítima. Qualquer uma dessas condutas, nessas circunstâncias, caracteriza LGBTfobia.
Durante a parada, o aplicativo Bora Pride, destinado ao público LGBT+, será lançado. No local, interessados em trabalhar como motoristas poderão fazer o cadastro.