Vigilância Sanitária

30 animais morrem em Jaguari devido a foco de raiva

Deni Zolin

A Inspetoria Veterinária de Jaguari já registrou a morte de cerca de 30 bois e vacas devido à raiva bovina nas últimas semanas. Quase todos os casos foram no distrito de Caixa D'Água, que fica a cerca de 4km do centro da cidade. E esta semana surgiu um caso suspeito na localidade de Cavajuretã, no limite com São Vicente do Sul. Por isso, a Vigilância orienta os produtores rurais a vacinarem todo o rebanho bovino, equino e ovino, além de mamíferos como porcos e cães, que podem se contaminar ao comer a carne de bois mortos.

Os primeiros casos surgiram no começo de janeiro. Os animais foram picados por morcegos hematófagos e apresentaram sintomas como travamento muscular dias antes de morrer. A doença não tem cura e pode contaminar o homem, que deve evitar contato com os animais infectados.

Produtores que descobrirem locais onde vivem os morcegos devem informar à Inspetoria, que irá fazer o controle dos focos. No ano passado, houve mortes de animais devido à raiva em Vila Nova do Sul, São Sepé e Dilermando de Aguiar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Depois de ter caminhão barrado em Santa Maria, secretário acabou perdendo emprego

Próximo

A noite está mais segura e começa mais cedo em Santa Maria

Geral