temporal

13,5 mil casas estão sem energia elétrica em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Felipe Backes (Diário)
Rua Olavo Bilac parcialmente bloqueada

A Defesa Civil ainda deve contabilizar todos os estragos provocados pelo temporal no final da tarde de domingo, que continuou pela madrugada de segunda-feira. Até as 23h de domingo, o Centro Integrado de Operações (Ciosp) tinha atendido 45 chamados, a maioria na Região Oeste, relatando destelhamento de casas. 

Leia também: 
Com vento de 118km/h, temporal deixa pessoas feridas, casas sem luz e provoca queda de árvores
Árvore cai em residência e deixa pelo menos três feridos em Santa Maria

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adão Lemos, cerca de 30 árvores caíram em vias públicas, parte energizadas. Em entrevista à CDN, na manhã desta segunda-feira, ele informou que o órgão já atendeu 22 chamados de casas destelhadas e entregou 235 metros de lona a moradores que tiveram suas residências atingidas. Nenhuma pessoa ficou desalojada ou desabrigada. 

Nesta manhã, bombeiros e Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal e Brigada Militar trabalham em uma força-tarefa ainda contabilizando e reparando danos em função da chuvarada. Pela noite, a falta de luz foi um dos fatores que dificultou o trabalho. Segundo bombeiros, as primeiras quedas de árvore foram registradas por volta de 17h15min, e desde então as equipes trabalham isolando os locais. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Maurício Barbosa (Bei)
Bombeiros removem árvore caída na Rua José Simões Filho, na Tancredo Neves

A recomendação é que as pessoas fiquem longe das árvores e da fiação elétrica. Conforme Lemos, muitos moradores estão solicitando o corte de árvores, mas o serviço só pode ser feito pelos bombeiros após o desligamento da energia elétrica, por conta do risco. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Paula Lauda, avenida principal da Tancredo Neves, árvore bloqueia o trânsito 

VENTANIA E CHUVARADA

Nas últimas 12h choveu em Santa Maria em torno de 61 milímetros. Conforme informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os ventos que atingiram Santa Maria chegaram até 118 Km/h. 

TRÂNSITO BLOQUEADO
Em função da queda de árvores e poste, seis ruas estão bloqueadas ou parcialmente interditadas em Santa Maria, na Região Oeste e área central:  

  • Rua Pernambuco (Parque Pinheiro Machado)
  • Avenida Vasco da Cunha (Parque Pinheiro Machado)
  • Avenida Paulo Lauda (Tancredo Neves )
  • Riachuelo, esquina com a Tuiuti (Centro)
  • Appel, esquina com a Tuiuti (Nossa Senhora de Fátima)
  • Rua Engenheiro Adi Forgiarini (Pinheiro Machado)
  • Rua Clemente Pinto (Camobi)

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Na Rua Appel a queda da árvore atingiu prédios, mas sem danos. A rede elétrica está no chão e o trânsito está sinalizado com cones 

Na Rua Appel, uma árvore caiu e atravessou a rua, ainda na noite de domingo. A região está sem energia e o trânsito está sinalizado com cones. A árvore atingiu prédios do outro lado da rua, mas sem feridos. A rede elétrica foi ao chão com a queda da árvore. Conforme moradores, um automóvel colidiu com a árvore durante a noite, apenas com danos materiais.

- Ouvimos um estrondo. Corremos aqui para fora, na hora da chuva, e vimos a árvore caída. Uma vizinha disse que foi um raio. Essas árvores estavam levantando a calçada. Já tinha pedido para darem um jeito, já era visto que isso ia acontecer - disse Sandra Ineu, 73 anos, moradora das proximidades.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Na Rua Riachuelo, uma árvore caiu na esquina com a Pinheiro Machado. Região está sem energia elétrica e via está com trecho totalmente interditado

TRÂNSITO E DESVIOS

Na Rua Riachuelo, um trecho da via ficou totalmente bloqueado em função de uma árvore que caiu na esquina da Rua Pinheiro Machado. Depois das 10h, a passagem de veículos foi liberada em uma só pista. A região está sem luz e uma equipe da RGE trabalha no local para resolver o problema. Os ônibus estão desviando pela direita na Rua Pinheiro Machado, acessando a Benjamin Constant e, depois, pela Rua Tuiuti, retornando à Riachuelo. Apesar do desvio, o paradão da Riachuelo segue operante. 

Outras duas linhas - Camobi e Tancredo Neves - estão operando temporariamente com desvios. Os ônibus que fazem a linha Camobi em direção ao Centro, saem da João Machado Soares na esquina com a Rua Araújo Viana. O transporte segue pela Gonçalves Lêdo até a Rua José Dernadin, onde volta para a avenida principal. As linhas Tancredo Neves estão desviando, na entrada do Bairro, pela Rua José Carlos Molinos, passando pela José Gabriel Brenner e pela Bernardo Cohem até retornar, novamente, para a Avenida Paulo Lauda. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário) 

A prefeitura informou que há bloqueio também no Bairro Pinheiro Machado, no trecho que compreende a Rua Engenheiro Adi João Forgiarini, esquina com a Rua Vereador Antenor Pereira da Rosa, em função de um poste de energia caído na via.

Em Camobi, a Rua Clemente Pinto segue interditada, por conta da queda de uma árvore. O trecho é próximo a EEEB Professora Margarida Lopes. Segundo uma moradora, a queda da árvore teria ocorrido entre às 18h e 19h de domingo. A Guarda Municipal esteve no local e fez a sinalização.

SEM LUZ E SEM ÁGUA 

Na noite de domingo, desde 19h, milhares de casas ficaram sem energia elétrica e sem água na cidade. De acordo com a RGE, chegou a 30 mil casas sem luz e, informações iniciais da Corsan, contabilizavam pelo menos 8,5 mil mil sem água. Desde domingo, as equipes trabalham no reparo das estruturas para normalizar o serviço. Ao longo da madrugada e começo desta manhã, o serviço já havia normalizado em algumas regiões. A previsão da Corsan é que a água volte a partir das 8h desta segunda-feira na Região Oeste. Por volta das 16h desta segunda-feira, 13,5 mil casas ainda estavam sem energia elétrica.

FERIDOS

Segundo a prefeitura, três pessoas tiveram ferimentos leves no Bairro Carolina, e foram atendidos pelos Bombeiros.

DEMAIS MUNICÍPIOS
Em Caçapava do Sul, foi registrada queda de granizo na noite deste domingo. Em Faxinal do Soturno, os bombeiros atenderam ocorrências de casas destelhadas, foram cinco no interior, na Linha Saxônia, e duas na cidade, uma na Vila Medianeira e a outra na São Luiz. Em Santiago, houve queda de árvore na BR-287, deixando o trânsito bloqueado em direção a Nova Esperança do Sul. Em São Gabriel também houve queda de árvores, mas segundo os bombeiros, não chegaram a causar bloqueios ou estrados.

PRECISA DE AJUDA?
Devido à falta de luz, os números da Defesa Civil estão temporariamente sem comunicação. As solicitações de lonas, informações sobre árvores caídas e informar sobre casos de emergência, devem ser feitos através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), pelos telefones 153 e pelo Whats App (55) 99931-1244. 

COMO RELATAR FALTA DE ENERGIA
Em caso de falta de energia, chame a RGE através de um dos canais de atendimento:

  • SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
  • Whatsapp: 51 999550002
  • Site: www.rge-rs.com.br
  • App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
  • Call Center: 0800 970 0900 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Encontro de mulheres vai reunir trocas de experiências e empreendedorismo em Santa Maria Anterior

Encontro de mulheres vai reunir trocas de experiências e empreendedorismo em Santa Maria

Rompimento de rede deixa moradores da Região Oeste sem água Próximo

Rompimento de rede deixa moradores da Região Oeste sem água

Geral