Será que as ruas de Santa Maria resistem a tanta carga? Essa é uma das respostas que a prefeitura busca obter para subsidiar um diagnóstico estrutural da pavimentação asfáltica da área central da cidade, onde há tráfego intenso de ônibus e caminhões, além de outros veículos. O projeto conta com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que, junto do Executivo, pretende implantar um inédito sistema de recuperação da malha viária de Santa Maria, conforme anunciado em junho deste ano.
A rua que não vê ônibus há dois anos
O trabalho começou na última quinta-feira, na Avenida Borges de Medeiros. Nesta segunda-feira, foi a vez da Avenida Dores e, ao longo da tarde de terça-feira, o serviço se concentra na Avenida Medianeira.
Na prática, uma máquina da UFSM, chamada Viga Benkelman, junto de caminhão carregado com oito toneladas, medem a alteração que o peso causa na via. Informações como temperatura e umidade do ar também são consideradas. A cada 100 metros de pista, a Viga Benkelman faz a medição do impacto na camada asfáltica. Em seguida, o veículo se desloca 25 centímetros adiante, onde é feita nova medição. Os dados são anotados em uma planilha para depois serem calculados, e serem avaliados os impactos.
– O objetivo principal é medir a capacidade estrutural do pavimento, se tem condições de suportar o tráfego e absorver a carga ou se precisa se alguma ação de reforço e recuperação. Dentro desse espírito de parceria com a universidade, queremos focar em fornecer informações para o banco de dados do Sistema de Gerenciamento de Pavimentos – acrescenta o engenheiro do Instituto de Planejamento (Iplan), Paulo Ricardo Lopes da Rosa.
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Segundo a prefeitura, as ações não devem interromper as ruas. Em alguns trechos, porém, é possível que o trânsito fique em meia pista. Para orientar os motoristas, agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) devem acompanhar o serviço.
Mais três etapas
A previsão é que as primeiras 11 vias sejam mapeadas até a próxima sexta-feira. Após, outras três etapas devem ser integradas ao diagnóstico, segundo informado por Márcio da Fonseca Martins, mestrando da UFSM e engenheiro do Iplan. O cronograma das próxima atividades ainda não foi definido.
– Temos três etapas pela frente: o perfilômetro inercial laser , a popular barra laser – ligada a um computador – , que é uma espécie de escaneamento para verificar as irregularidades do pavimento; a contagem de tráfego, onde contaremos, a cada 15 minutos, quantos veículos passam; e o Levantamento Visual Contínuo (LVC), que foca em localizar defeitos como trincamentos e afundamentos da rua – explica Martins.
VIAS ONDE SERÁ EXECUTADO O MAPEAMENTO
Avenida Borges de Medeiros
Avenida Liberdade
Avenida Ângelo Bolson
Avenida Hélvio Basso
Rua Euclides da Cunha
Avenida Walter Jobim
Avenida Presidente Vargas
Avenida Medianeira
Avenida Dores
Avenida João Luiz Pozzobon
Rua Duque de Caxias
*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Santa Maria