100 dias de Lula: Economia complicada, programas sociais retomados e declarações desastrosas

Jaqueline Silveira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um longo pronunciamento, no final da manhã desta segunda-feira (10), para o balanço dos 100 dias do seu governo. Depois do abalo dos ataques antidemocráticos ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 8 de janeiro, a gestão petista conseguiu começar a governar. Entre os principais pontos positivos, estão a retomada dos programas sociais e do Mais Médicos, além da campanha nacional de vacinação lançada.

Em relação à economia, apesar de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ter conseguido apresentar o novo marco fiscal, que substituirá o teto de gastos, a área ainda patina. Isso porque o cenário é delicado com juros e inflação alta e também pela situação mundial do setor. Mesmo com habilidade no diálogo com diferentes setores, Haddad enfrenta resistências, inclusive dentro do PT, sobre suas medidas. O próprio presidente admitiu que seu ministro tem recebido algumas “críticas” e o defendeu e blindou publicamente. A economia, sem dúvida, é o grande balizador de uma gestão: se a área está bem, ela se refletirá na rotina dos brasileiros e, consequência, para o governo de forma positiva.

Eleito democraticamente, Lula prometeu pacificar o país dividido nas eleições, contudo tropeça nas palavras e acirra, ainda, mais os ânimos. Mas a declaração mais desastrosa ocorreu em relação ao seu algoz, senador Sergio Moro (União Brasil). Diante do plano desarticulado pela Polícia Federal do PCC que tinha Moro entre os alvos, o presidente afirmou que seria “uma armação” do senador. O petista acabou dando visibilidade ao ex-juiz, que no Senado era figura apagada e isolada até então. Entre erros e acertos, Lula precisa governar mais e dar menos declaração polêmica, que não soma ao país.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: caminhão desgovernado atinge carro, agência bancária e casa em cidade da região Anterior

VÍDEO: caminhão desgovernado atinge carro, agência bancária e casa em cidade da região

Banda do Colégio Manoel Ribas desfila pelas ruas da Vila Belga Próximo

Banda do Colégio Manoel Ribas desfila pelas ruas da Vila Belga

Geral