Mais de uma tonelada de carnes impróprias para consumo humano foi apreendida em um açougue no Bairro Camobi, na Região Leste de Santa Maria. A apreensão ocorreu a partir de ação da Vigilância em Saúde da prefeitura no sábado (27) e confiscou cerca de 1,5 tonelada de carne bovina sem procedência, ou seja, sem nota fiscal que comprove a sua origem.
– O que nos surpreendeu foi a grande quantidade de carne sem procedência, e em um estabelecimento que não é de grande porte. Nossos técnicos veterinários detectaram doenças bem graves na carne e perigosas para a população. Este trabalho de fiscalização é diário no nosso setor, em mercados, açougues e outros estabelecimentos. Mas este caso nos surpreendeu bastante – destaca o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.
Conforme a equipe da Vigilância em Saúde, o produto estava em péssimas condições de conservação e acondicionamento, com detecção da doença parasitária fasciolose – uma doença hepática – e fezes.
Leia também
Exame de DNA vai apontar se sangue achado em viatura era ou não de GabrielMarcos Sitya, médico que atropelou e matou ciclista volta a ser presoCriança morre após ser atingida por pneu de trator em São Pedro do Sul
A ação ocorreu de maneira conjunta entre a Vigilância em Saúde, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Guarda Municipal. Um auto de infração sanitário foi lavrado contra o estabelecimento com base na Lei Municipal 4040/96 e no Decreto Estadual 23.430/74. Também foi aberto inquérito policial. Os produtos foram levados para o Mantenedouro São Braz, onde serão utilizados para alimentação dos animais, após a carne ser tratada.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria
Leia todas as notícias