oportunidade

Você gosta de desenhar? Veja quais profissões você pode seguir

Educa Mais Brasil

"Desenho é coisa para criança". Se você já escutou essa frase alguma vez na vida, saiba que ela está totalmente equivocada. Hoje, diversas ocupações têm em sua base o desenho. Entretanto, a profissão de desenhista ainda não é regulamentada no país. E, mesmo diante desse obstáculo, quem trabalha nesse ramo define a área como prazerosa e importante.

- Sem desenho não há joia. Todo o projeto para a confecção de uma peça parte de um desenho específico. Então, o desenho é o começo de toda e qualquer produção artesanal. É muito difícil iniciar um trabalho livre, sem uma referência - afirma o designer de joias e artesão Luís França, conhecido no mundo da ourivesaria como @omagodosmetais

Projeto de extensão da UFSM oferta 15 vagas para balé clássico

Atuando há treze anos no mercado, o artesão ressalta que, ao confeccionar uma joia por meio de um esboço, busca superar não somente as expectativas do cliente, com também as suas.

Se você também se interessa pelo desenho, o Educa Mais Brasil te ajuda a decidir qual a profissão ideal para você. O programa já beneficiou mais de 900 mil estudantes em 15 anos de atuação no mercado. Abaixo, você confere algumas das profissões que têm o desenho como parte da formação. Para conferir quais instituições de Santa Maria oferecem esses cursos, acesse o site do Educa Mais Brasil e confira as oportunidades.  

Confira algumas áreas que trabalham com o desenho em sua grade curricular: 

  • Arquitetura e Urbanismo 
    A arte de organizar, projetar e implementar espaços, sejam eles internos ou externos, baseado na estética e na funcionalidade, isso é a arquitetura. A graduação em arquitetura e urbanismo dura, em média, cinco anos e o estudante aprende a fazer planta das construções e a desenhar o interior delas. Aprende a criar objetos e logotipos. A formação possui diversas disciplinas ligadas ao desenho, como urbanismo, desenho arquitetônico e geometria gráfica. É uma graduação voltada para quem tem criatividade e interesse em desenvolvimento urbano. 
  • Desenho industrial 
    Muitas coisas ao nosso redor são desenhadas por alguém. Geralmente, o profissional que faz esse trabalho é um designer ou desenhista industrial. Além de criar a estética visual do produto, o profissional precisa de criatividade para inventar peças que atendam a funcionalidade, custo e que sejam de fácil manuseio. O estudante dessa área aprende a fazer, desde o esboço de um produto, até protótipos físicos. A graduação na área pode ser feita de forma presencial ou à distância e tem duração média de quatro anos. 
  • Design de interiores 
    Com o objetivo de preparar o profissional para ter habilidades em arranjar e planejar ambientes de acordo com os padrões de funcionalidade e estética, a graduação em design de interiores pode ser encontrada em duas modalidades de ensino superior, tecnólogo ou bacharelado. O estudante dessa área aprende a planejar como ficará o interior de um ambiente com objetos, iluminação e acabamento. O curso possui grande parte da sua carga horária destinada a matérias práticas ligadas ao desenho, como perspectiva prática e desenho arquitetônico. 
  • Design gráfico
    O estudante que optar pela graduação em design gráfico precisará de talento para desenhar, criatividade, conhecimento em software de desenho e edição e paixão pela profissão. A graduação pode ser encontrada em duas modalidades de ensino superior, tecnólogo ou bacharelado. O estudante aprende a usar suas habilidades artísticas para criar elementos visuais usados em logotipos, anúncios, layouts de revistas, sites, folhetos e outros materiais gráficos. Através de softwares de desenho, começa a desenvolver imagens desde os primeiros conceitos até a versão final usada nas publicações. 
  • Design de joias 
    Um designer de joias cria e produz peças únicas utilizando metais nobres como o ouro, a prata e pedras preciosas. Para criar produtos exclusivos e ao gosto do cliente, o profissional precisa ter como base o desenho. Muitas vezes, o cliente disponibiliza o desenho e, a partir disso, o designer produz a peça. O profissional nessa área precisa ser criativo para apresentar novas ideias e ter habilidade para trabalhar com ferramentas e metais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fórum quer solução para a falta de profissionais em Santa Maria Anterior

Fórum quer solução para a falta de profissionais em Santa Maria

Projeto de extensão da UFSM oferta 15 vagas para balé clássico Próximo

Projeto de extensão da UFSM oferta 15 vagas para balé clássico

Educação