diferentes áreas

VÍDEO: UFSM vai levar aulas pela rádio e TV para alunos da Educação Básica

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Oferecer conteúdos didáticos a estudantes da Educação Básica que não têm acesso à internet: esse é o principal objetivo do projeto UFSM em Rede, lançado pela instituição durante o Descubra 2020 nesta semana. As aulas serão veiculadas pelos canais da TV Câmara e TV Campus e pelas emissoras de rádio (veja abaixo).


Os programas, em formatos de vídeo-aulas, podcasts, rodas de conversas e entrevistas, foram gravados por professores de diferentes áreas da universidade, juntamente com bolsistas e professores da rede básica. Além da transmissão pela rádio e TV, os materiais ficarão armazenados no site do Nucleo de Tecnologia Educacional (NTE). As produções foram gravadas pelo NTE nos estúdios e também em algumas áreas específicas, como o Jardim Botânico.

- A função do núcleo é facilitar a produção dos materiais didáticos dos professores, que nem sempre têm facilidade com esse processo tecnológico. Temos uma equipe multidisciplinar para auxiliar na gravação e criação do roteiro. Por causa da pandemia, fazemos o agendamento com os professores, que usam nosso estúdio ou ambientes externos para gravar - afirma o diretor do NTE, Paulo Colusso. 

VÍDEO: projeto leva o espírito natalino para alunos da Chácara das Flores

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">O projeto é coordenado pelo Centro de Educação da UFSM, em parceria com a Secretaria de Educação de Santa Maria e Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu a partir de relatos de dificuldades de professores da rede básica em conseguir levar conteúdos didáticos aos estudantes, principalmente àqueles que não possuem acesso aos ambientes virtuais, como explica a coordenadora do projeto, professora Regina Ehlers Bathelt:

- A ideia sempre foi produzir conteúdo que pudesse ser multiplataforma, materiais que pudessem estar na internet, para acessar a qualquer momento, mas principalmente que pudessem chegar naqueles alunos com dificuldade de acompanhar as aulas virtuais. A partir de reuniões com as secretarias municipal e estadual, começamos um projeto que procurou aproveitar diferentes produções de professores na universidade. 

A ação tem uma via de mão dupla, à medida que ajuda na divulgação científica daquilo que é produzido na UFSM, e também é uma transferência de conhecimento. 

- No momento em que a UFSM completa 60 anos, temos muito orgulho em anunciar o lançamento deste projeto, que reforça o nosso compromisso e esforço em estar junto da comunidade, ainda mais nesta situação de pandemia que vivemos - reitera o reitor Paulo Burmann. 

Os programas ainda não têm data para estreia. A estimativa é que comecem a ser divulgados a partir do início de janeiro. A maioria das gravações ainda estão em fase de finalização. 

EMISSORAS DE RÁDIO
As rádios que devem ser parceiras na transmissão dos conteúdos:

  • Rádios Universidade AM e 107.5 FM (Santa Maria)
  • Comunitária 87.9 (Frederico Westphalen)
  • Palmeira 740 AM (Palmeira da Missões)
  • Avenida FM (Erval Seco)
  • Nativa 87.9 FM (Erval Seco)
  • Taquaruçu FM (Taquaruçu do Sul)
  • Cultura 87,9 FM (Palmitinho)
  • Sociedade Seberi (Seberi)
  • Integração (Jaboticabal)
  • Cidade 87.9 FM (Tenente Portela)

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem usar nota do Enem 2020, veja como serão feitas as inscrições no Prouni Anterior

Sem usar nota do Enem 2020, veja como serão feitas as inscrições no Prouni

Inscrições e matrículas na rede municipal começam nesta terça pela internet Próximo

Inscrições e matrículas na rede municipal começam nesta terça pela internet

Educação