temporal de domingo

VÍDEO: escola João Hundertmark tem duas salas interditadas por conta dos estragos do temporal

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)/

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Hundertmark, no distrito de Boca do Monte, foi gravemente atingida pelo temporal do último domingo. Já nas primeiras pancadas de chuvas, as telhas de duas salas foram arrancadas, atingindo a parte da frente do local e o cercado. Quatro das cinco salas foram danificadas, e duas precisaram ser interditadas na manhã desta quarta-feira, em vistoria realizada pela Secretaria de Educação (Smed). 

Alunas que tiraram notão na redação do Enem dão dicas de como se dar bem na escrita

Além das salas, as telhas do refeitório também foram arrancadas com a força do vento, mas sem causar prejuízo aos eletrodomésticos e merendas estocadas. Os televisores utilizados nas aulas foram retirados após a chuva, e ainda não foram religados para avaliar possíveis danos. Livros, mesas e cadeiras foram cobertos com lonas e ainda precisam ser limpos.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

AULAS

O ano letivo da escola havia iniciado na última quarta, e neste momento os alunos estavam em recesso devido ao carnaval, e retornariam na próxima quinta-feira. De acordo com diretor da escola, Bruno Cortes Scherer, as aulas continuarão suspensas até a sexta-feira. A equipe de professores e coordenadores pedagógicos decidirá, ainda, sobre a possibilidade de retorno remoto das atividades para a próxima semana, uma vez que as salas disponíveis não comportariam os 180 alunos de 10 turmas do Ensino Fundamental.

Escola suspende aulas de três turmas por falta de professores

- Entramos em contato com o setor pedagógico da Secretaria de Educação para que a gente possa pensar junto estratégias para retomar as atividades escolares. Vamos propor que a gente retorne de forma remota para a segurança de todos, já que é um caso de calamidade pública, até que sejam providenciados os auxílios que a gente necessita para realizar as reformas e a recuperação da estrutura da escola - informa o diretor.

REPARO

A energia no local foi desligada por segurança, pois existem partes em que a fiação foi exposta. Uma avaliação da parte elétrica ainda não foi enviada à direção.

Com a previsão de chuva para os próximos dias, a escola teme ser atingida novamente, uma vez que as partes afetadas ainda não foram devidamente cobertas, o que pode aumentar os danos. A defesa civil municipal entregou nesta quarta, 50 telhas e 75 metros de lona para a diretoria da escola. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Parte da estrutura que ficou exposta pelo temporal.

A Smed informou que uma equipe de engenheiros foi enviada na tarde desta quinta para fazer uma avaliação estrutural do colégio. Após a vistoria e entrega do laudo, será possível prever o orçamento e o prazo para execução da obra, e que é provavél que seja de caráter emergencial. Com relação às aulas, a secretária de educação, Lúcia Madruga, informou que o setor pedagógico irá elaborar, nos próximos dias, orientações a serem seguidas pela direção da escola.

*Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aprovados no ProUni têm até o dia 14 para encaminhar documentação

Próximo

Alunas que tiraram notão na redação do Enem dão dicas de como se dar bem na escrita

Educação