arrasaram no enem

Alunas que tiraram notão na redação do Enem dão dicas de como se dar bem na escrita

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Foto: Eduardo Ramos (Diário)/

Na foto, a aluna Laís e a professora Candida do Colégio Politécnico da UFSM

Para ingressar em uma boa universidade é preciso garantir uma média alta na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, a tática dos alunos do terceiro ano do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi de treinar a produção textual para alavancar a média total. Durante as aulas da disciplina de redação, os alunos escreviam e refaziam textos no padrão da avaliação do Enem. O resultado: foram obtidas notas entre 880 e 980. 

A maior média foi da aluna Laís Forster Xavier, natural de Arroio do Tigre, distante cerca de 155 km de Santa Maria. Com o pai médico, ela decidiu no último ano do ensino médio que seguiria a mesma profissão do pai, e sabia que para isto, precisaria alcançar uma média alta no Enem. Ela conta que estudar, fazer boas argumentações e reescrever com base nas correções dos professores foram as táticas para chegar a nota de 980 na redação, que fez com que a estudante passasse de primeira na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

- O curso que eu queria precisava de uma média simples, e com a nota da redação subiu muito a média, então contribuiu para que eu conseguisse entrar no curso que eu queria, e sem a redação eu não teria passado. E eu não imaginava, eu fiquei muito feliz, porque era um tema muito difícil e eu pensei que eu não ia conseguir desenvolver tão bem assim, mas eu fiquei orgulhosa da minha nota, eu gostei bastante.

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Foto: Eduardo Ramos (Diário)/

O tema que Laís se refere foi "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", e pegou não só ela, mas muitos alunos de surpresa. Porém, foi memorizando os ensinamentos da professora Candida Martins Pinto, das disciplinas de redação e língua portuguesa, que os alunos conseguiram se dar bem. Atuante da rede federal há 20 anos, Candida sempre sonhou em ser professora, e trabalha no Politécnico desde 2014. Segundo ela, o segredo para os alunos obterem notas tão altas foi a "dobradinha" entre as aulas de língua portuguesa e redação:

- Eu e o professor de língua portuguesa trabalhamos em conjunto para que eu conseguisse trabalhar a estrutura do texto e os elementos argumentativos, e o professor Lisando de Português dar conta da gramática e da norma. Os demais professores do Politécnico também trabalham ao longo das séries os variados gêneros textuais, para que no último ano os alunos já tenham embasamentos argumentativos necessários para esse texto. Um dos pontos avaliativos do Enem são os repertórios socioculturais do aluno, então todas as disciplinas acabam dando esse embasamento. 

Os alunos do terceiro ano tinham um único período por semana para a disciplina de Redação, por isso, Candida se colocava à disposição em uma espécie de "plantão", para que os estudantes pudessem retirar dúvidas em momentos paralelos à aula. Quem também recorria ao plantão era a aluna Liége da Rosa, de 18 anos, que utilizou a boa média no Enem para entrar no curso de Direito na Universidade Federal de Santa Maria. Ela também relata que no momento da redação achou o tema inesperado, mas teve o lado emocional controlado ao lembrar da preparação dos professores e atingiu a média de 900: 

- Os professores sempre nos acalmavam, apesar da gente querer muito e correr atrás, eles estavam sempre torcendo pela nossa aprovação. Eles nos diziam que estávamos no meio de uma pandemia e que não deveríamos nos cobrar tanto, então acabou ajudando ter a consciência de que não estávamos em condições normais para fazermos aquela prova e isso nos deixou menos pressionados a fazer a prova.

A professora Candida garante que leitura e embasamento crítico são as melhores dicas para conquistar um notão na redação do Enem:

- A leitura é uma dica importante, mas ler de forma crítica, assistir a vídeos, séries e prestar atenção no que está acontecendo no mundo, no país e na cidade. Esses são elemento primordiais para que o estudante tenha repertório crítico. Muitas vezes é mais fácil enquadrar os argumentos e as ideias que o aluno tem, dentro dessa estrutura rígida da redação do Enem, do que achar argumentos e ter o que escrever. Para ter ideias, é preciso leitura, então o primeiro passo é ler muito e estar atento às questões culturaisnão só daquele ano, como nos anos anteriores.

REGIÃO

Outra aluna da região que conseguiu se destacou na redação do Enem foi a Ana Carolina Scholz Kurz, da cidade de Toropi (RS). A estudante frequentou o ensino médio em formato remoto na Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer, enquanto fazia um cursinho de Santa Maria para contemplar os estudos em turno reverso. Para ela, o método de treinar a escrita era de encaixar a redação em uma estrutura prévia, para ter noção do padrão exigido para a avaliação do Enem. Para quem, assim como ela, planeja alcançar a média acima de 900 na redação, a dica da Ana Carolina é de treinar e ter muita leitura:

- A leitura ajuda muito, e principalmente ler redações que foram nota mil e anotar os pontos te chamam atenção. Também fazer redações toda a semana, porque assim a gente escreve sobre diversos temas em diversos âmbitos. Outra dica é ter repertório, sempre bom ter um que se encaixe em diversos temas ou que seja coringa. Mas tudo isso aprendi com meus professores, que eu agradeço muito, para mim eles foram os verdadeiros guerreiros da pandemia. 

* Eduarda Nenê da Costa

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