live do governador

VÍDEO: ensino remoto tem nova plataforma para atividades pré-Enem no RS

18.398

Desde o começo de junho, as atividades de ensino puderam ser retomadas no Rio Grande do Sul, mas apenas de modo remoto. Na rede estadual, o governo implementou atividades remotas pelo Google Classroom. Agora, uma nova plataforma será incorporada às atividades. Ao lado do apresentador Luciano Huck, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, em coletiva online, o Resolve Sim, uma plataforma gratuita desenvolvida pelo Eleva Educação e a Estácio, referência em ensino a distância. O apresentador, por meio do Instituto Criar, do qual é presidente, auxiliou na parceria do governo estadual com a plataforma.

Aplicativo oficial do Enem tem simulados e provas de edições anteriores


Google abre inscrições para programa de bolsas de estudo para América Latina

O Resolve Sim tem o objetivo de preparação para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na plataforma, os estudantes vão encontrar os conteúdos do Ensino Médio e exercícios e simulados do exame. Os conteúdos serão irrestritos para os alunos. Segundo Leite, a plataforma será gratuita para a rede estadual e será vinculada ao Google Classroom. A projeção, ainda, é que a plataforma também auxilie alunos além do 3º ano do Ensino Médio.

- Vão ser atendidos 235 mil estudantes, sendo 66 mil do Ensino Médio. A previsão é termos esse conteúdo já disponibilizado em 24 de julho. É um reforço importante de conteúdo para que os jovens do Rio Grande do Sul possam estar bem preparados - falou o governador, que também lembrou das aulas veiculadas na TVE e o Pré-Enem Seduc.

Jovens de Faxinal do Soturno criam plataforma gratuita de estudos para o Enem

O apresentador Luciano Huck explicou que o incentivo às plataformas digitais na educação são necessários e devem ser continuados após o período da pandemia. Huck ainda argumentou que a desigualdade digital, neste momento, mostrou uma disparidade já existente na educação.

- A desigualdade digital abriu ainda mais o abismo que já temos. Mesmo tendo um sistema muito analógico, o sistema publico de educação do Brasil conseguiu de alguma forma correr atrás do prejuízo que ninguém estava esperando com a pandemia. E o Enem é uma ferramenta muito importante de oportunidade para o jovem brasileiro - comentou sobre a implementação da plataforma.

VÍDEO: alunos prestam homenagem aos jornalistas do Diário

 A coletiva ainda contou com o secretário estadual de educação, Faisal Karam, que agradeceu Huck pela parceria firmada com o governo gaúcho. 

CONSULTA PÚBLICA
Antes de apresentar a nova plataforma, o governador Eduardo Leite reiterou a consulta pública do governo estadual junto a entidades representativas sobre a retomada presencial das atividades de ensino no Estado. Conforme Leite, foram 1.520 entidades contatadas e 638 respostas. Ele pediu que os dirigentes das entidades que ainda não responderam entrem em contato com o governo.

- Semana que vem vamos ver os resultados sobre o retorno presencial. Mas uma coisa é certa: mesmo que haja retorno presencial, será faseado, isso vai levar tempo e tomar todos os cuidados. Portanto, o ensino digital e remoto é muito importante - disse o governador.

ENEM
O governador também parabenizou a rede estadual pelas posições que as escolas da rede gaúcha de ensino ocuparam no ranking do Enem 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na semana passada. Na última quarta, foi anunciado que as provas do Enem 2020 serão aplicadas em janeiro de 2021.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM prorroga suspensão das aulas até 13 de agosto

Próximo

VÍDEO: alunos prestam homenagem aos jornalistas do Diário

Educação