protocolos de segurança

VÍDEO: Colégio Militar faz treinamento para possível retorno presencial

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

Na iminência do retorno das atividades presenciais em meio à pandemia, o Colégio Militar de Santa Maria realizou, na tarde desta quinta-feira, uma simulação dos protocolos de segurança que serão adotados para quando os alunos puderem retornar à sala de aula. Ao todo, a instituição atende 887 estudantes, matriculados nos ensinos Fundamental e Médio.


Para a simulação, 15 militares que se passaram por alunos tiveram que seguir todos os protocolos exigidos para diminuir o risco de contaminação pela Covid-19. Assim que sair do carro, o estudante terá que higienizar as mãos e também os calçados. Posteriormente, eles são divididos em duas fileiras - uma para o Ensino Médio e outra para o Fundamental. Respeitando o distanciamento, com demarcações no chão, um militar afere a temperatura do aluno, para, depois, ser autorizado a entrar em sala de aula.

- Esse treinamento visa dar tranquilidade para as famílias dos alunos, sabendo que eles estão sendo recebidos com todas as medidas de segurança. Além, dos nossos agentes de ensino que vão trabalhar diretamente com esses alunos. Esse é o nosso maior objetivo - afirma o subcomandante da instituição, coronel Antônio Carlos de Almeida Pinto.

Prefeitura autoriza volta das atividades presenciais da Educação Infantil em Santa Maria

Caso, durante o procedimento, algum estudante apresente sintomas relacionados ao coronavírus, ele será avaliado na hora por um médico do próprio Colégio Militar. Se as suspeitas se mantiverem, o responsável pelo aluno é chamado para fazer o encaminhamento ao serviço de saúde.

RETORNO
Nesta quinta, a prefeitura de Santa Maria publicou um decreto que permite a retomada presencial das atividades em escolas de Educação Infantil na cidade - o que não se estende ao Colégio Militar. A autorização começa a valer somente a partir do dia 13 de outubro. No começo do mês passado, o governo estadual publicou um decreto que permitia o retorno das aulas em cidades que estivessem por duas semanas consecutivas em bandeira laranja conforme o modelo de Distanciamento Controlado.

VÍDEO: patrono e homenageados dão dicas de como aproveitar a Feira do Livro virtual

Em setembro, o Colégio Militar de Santa Maria, por ordem da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (Depa), de Brasília, anunciou que iria retomar as atividades presenciais no dia 21 do mesmo mês. Porém, a instituição voltou atrás após manifestação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual (MPRS). Por enquanto, o colégio aguarda definição do calendário pelo município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aulas para crianças de até 5 anos podem voltar a partir de 13 de outubro

Inep prorroga prazo de inscrição para o Revalida 2020 Próximo

Inep prorroga prazo de inscrição para o Revalida 2020

Educação