retomada das aulas

Prefeitura autoriza volta das atividades presenciais da Educação Infantil em Santa Maria

Decreto estabelece normas e data para o retorno das aulas para o mês de outubro

18.406
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Nesta quinta-feira, a prefeitura de Santa Maria publicou um novo decreto que permite a retomada presencial das atividades em escolas de Ensino Infantil em Santa Maria. A autorização começa a valer a partir do dia 13 de outubro para realização de "atividades presenciais de ensino, de apoio pedagógico ou de cuidados a crianças". O decreto prevê que as escolas da rede municipal seguirão com atividades remotas.

VÍDEO: estudante faz vaquinha para poder fazer curso na Inglaterra em 2021

O novo decreto observa o calendário de retomada gradual das atividades estabelecido pelo governo do Estado. Para que a instituição possa receber os alunos, é preciso seguir alguns protocolos estabelecidos pelo Executivo municipal, como:

  • Possuir plano de contingência aprovado pelo Coe-e com pelo menos duas semanas de antecedência a retomada das atividades
  • Possuir alvará sanitário vigente
  • Possuir autorização do Conselho Municipal de Educação para o funcionamento
  • Possuir o PPCI aprovado junto aos bombeiros

Onde ver as opções de livros disponibilizados pelas bancas da Feira do Livro 2020

Além disso, algumas exigências devem ser cumpridas:

  • Não pode ter preparo de lanches na escola, sendo autorizado apenas o consumo de alimentos levados pelos alunos de casa
  • As atividades devem ser realizadas em dois turnos distintos, das 8 às 12h e das 14h às 18h, com intervalo que permita a higienização dos ambientes
  • Os funcionários devem fazer uso de máscara facial modelo N95 de proteção e de face shield
  • Devem ser cumpridas todas as medidas que constam no plano de contingenciamento apresentado ao Coe-e

O decreto também prevê que as atividades presenciais nos demais segmentos de educação, ou seja, Ensino Superior, Ensino Médio, Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Fundamental (anos iniciais) não estão autorizadas. Um calendário próprio para esses outros níveis de ensino será publicado. No entanto, as atividades já autorizadas anteriormente seguem permitidas.

A RETOMADA DAS AULAS
No começo de setembro, o governo estadual publicou um decreto que permitia o retorno das aulas em cidades que estivessem por duas semanas consecutivas em bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado. Uma das propostas do governo estadual é o modelo híbrido. Desta forma, as instituições podem manter atividades presenciais e remotas. A intenção é que pais de alunos que não queiram que seus filhos retornem às escolas tenham a alternativa do ensino remoto.

Em princípio, a prefeitura optou por não retomar as atividades presenciais até 15 de setembro. Quando a região entrou em bandeira vermelha, em 14 de agosto, o município não tinha previsão para o retorno. O Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), por ordem do órgão nacional, anunciou que iria retomar atividades. Porém, a instituição voltou atrás após manifestação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual (MPRS).


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190