tecnologia

VÍDEO: alunos de três escolas municipais recebem computadores para auxiliar nos estudos

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Eduardo Ramos (Especial)

16 computadores foram entregues nesta terça-feira pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) vão fazer a diferença na vida de alunos de três escolas de Santa Maria. A entrega dos equipamentos ocorreu no conjunto I da Universidade Franciscana (UFN) e contemplou as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Martinho Lutero, Euclides da Cunha e Maria de Lourdes Bandeira Medina.


A campanha é uma iniciativa da disciplina Projeto Integrador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de informação da UFN que tem como objetivo aproximar a comunidade externa com a universidade. As manutenções são coordenadas pelo professor de Ciência da Computação Alessandro André Mainardi de Oliveira e já envolveram mais de 60 alunos desde que a iniciativa começou, ainda em 2020. 

- Normalmente os computadores, notebooks e tablets chegam com algum defeito, seja formatar, ou por faltar alguma peça. Os alunos da instituição pegam eles, e começam o conserto, para que depois possa ser entregue às escolas - diz o professor.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Verão começa com sensação térmica próxima dos 40ºC em Santa Maria

Um dos alunos que recebeu os computadores foi Erick Martins Aguirre, de 8 anos. Com o novo equipamento, ele vai conseguir complementar os estudos em casa.

- Acho que vou estudar bem melhor. Vou precisar o que preciso e assistir os vídeos que a professora dá - diz o estudante da EMEF Euclides da Cunha.

De acordo com a mãe de Erick, Natielen Martins, 23 anos, as condições de estudo vão melhorar, porque antes era usado o celular da família:

- Como a gente trabalha, ele precisava esperar gente chegar em casa para estudar na internet.  Agora, vai melhorar bastante - avalia.

ENTREGAS
Essa é a terceira entrega realizada desde o início do projeto que, anteriormente, já contou com ajuda de doações do Ministério Público (MP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e da Polícia Civil (PC). Segundo a coordenadora dao NTEM, Maritê Moro, considera que o ensino híbrido seja uma realidade, por isso a importância destes equipamentos:

- Sabemos o quanto a tecnologia é importante para auxiliar na aprendizagem dos alunos. A ideia é continuar com as doações em 2022.

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cpers faz ato e vigília em frente ao Palácio Piratini em busca de reposição salarial

Próximo

28 vagas são preenchidas na chamada oral do curso de Medicina da UFN

Educação