congresso de literatura

VÍDEO: 'formar leitores não é só escrever livros', diz escritor e ilustrador André Neves

Victoria Debortoli

Fotos: Ronald Mendes (Divulgação)

O 1º Congresso de Literatura Infantojuvenil de Santa Maria traz nesta semana importantes nomes da leitura para o coração do Rio Grande. Além de espetáculos e rodas de conversa, o evento conta com oficinas gratuitas, que ocorrem nesta quinta e sexta-feira. 

O escritor homenageado da primeira edição do congresso é André Neves, autor e ilustrador premiado com mais de 80 livros publicados como ilustrador e mais de 20 como ilustrador e escritor. Ganhou 5 prêmios Jabuti pelos livros Sebastiana e Severina, Obax (melhor texto e melhor ilustração), Tom, Nuno e As Coisas Incríveis. Ele é um dos oficineiros, que tem como proposta utilizar o livro como instrumento de formação de pensamento crítico das crianças e jovens. 

- Formar leitores não é só escrever livros, é preciso fazer trabalhos como oficinas, palestras e capacitações para que as pessoas percebam que a leitura é algo muito maior - conta Neves. 

Neves, que é natural de Recife (PE), mas mora há 20 anos em Porto Alegre, é formado em Relações Públicas e começou a "escrever por imagens para depois escrever com palavras". 

- Escrever e ilustrar para crianças é algo mágico. Isso é um universo muito rico para o leitor que, através de metáforas, podem chegar a outros universos e montar seu próprio mundo imaginário, e todos podem fortalecer o pensamento e se formar como pessoa - completa o autor.

Na oficina ministrada por Neves, o objetivo é fazer com que os participantes percebam a literatura contemporânea para infância, apresentando novos autores do país que podem ser utilizados na educação dos pequenos, como Roger Melo, Marilda Castanha e Nelson Cruz.

PROGRAMAÇÃO
São seis oficinas gratuitas que acontecem simultaneamente na manhã e tarde desta quinta e sexta-feira na Antiga Reitoria da UFSM (Rua Floriano Peixoto, 1184), com duração de três horas. São duas turmas: das 9h às 12h e das 14h às 17h. É possível se inscrever na hora da oficina, no primeiro andar do prédio, ou pelo e-mail [email protected]

Na sexta, o encerramento do congresso ocorre no Theatro Treze de Maio com o espetáculo infantil Seu Rei Mandou (PE) às 19h. A peça, de Luciano Pontes e Gustavo Vilar, conta o universo fabuloso da realeza por meio de releituras cômicas e poéticas dos contos populares. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 13h30min. 

Confira as oficinas:

O livro, as histórias e a leitura nas escolas e na vida da gente, ministrada por Lucia Fidalgo (RJ)

  • A oficina propõe dialogar sobre a formação do leitor através do prazer das histórias e dos livros. Para formar um leitor, precisamos antes formar um professor leitor e assim descobrir porque a leitura na escola e na vida da gente tem tanta importância. Conversas e práticas sobre os livros e as leituras em sala de aula

Esses livros para a infância, ministrada por André Neves (PE)

  • Visa reflexão sobre os livros contemporâneos e sua gama de possibilidades narrativas. Técnica: leitura com textos e Imagens como ponto de partida para a aquisição do conhecimento e pensamento crítico

Narrativa visual e caminhos da leitura, ministrada por Luciano Pontes (PE)

  • A oficina leva a uma reflexão sobre a produção, criação e mediação, com as narrativas visuais da literatura para infância. Reflete de forma prática a relação do olhar e a leitura de imagem na narrativa literária, como forma de conhecimento e enriquecimento do imaginário poético e visual dos leitores, possibilitando práticas criativas com o livro de imagem, dentro e fora da escola

Criação do livro esboço (sketchbook), ministrada por Osvaldo da Costa (SP)

  • Experimentações gráficas e seu processo criativo que permite muitas possibilidades visuais e reaproveitamento de materiais baratos e tão comuns e acessíveis em nosso dia-a-dia, como imagens de revistas, jornais e fotos. Materiais necessários para oficina: canetas coloridas, tesouras e revistas

A Mala de Leitura apresenta o universo mágico dos pop up's books, ministrada por Maurício Leite (DF/ Portugal)

  • Conheça e se encante com as técnicas de para construção de um divertido Pop Up Book.

Os pontos de quem conta e lê um conto: a utilização lúdica e pedagógica das histórias no processo educacional, ministrada por Roberto Freitas (MG)

  • Este encontro tem como principal objetivo sensibilizar os educadores para a utilização lúdica e pedagógica das histórias no processo educacional. Através de algumas técnicas simples, as histórias se transformam num rico instrumento de aprendizagem, aplicáveis nas mais diversas matérias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em visita à China, Reitor da UFSM fala em parcerias com o país Anterior

Em visita à China, Reitor da UFSM fala em parcerias com o país

Veja as vagas do Sisu na UFSM e Unipampa Próximo

Veja as vagas do Sisu na UFSM e Unipampa

Educação