Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)
Foto da UFSM.
Distribuição e ampliação do orçamento das universidades federais. Essas são pautas centrais para Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Consequentemente para o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, que foi eleito como um dos vice-presidentes da associação para a gestão 2024-2025.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante entrevista no programa 'Bom Dia, Cidade', da rádio CDN, 93.5 FM, o novo integrante da diretoria explicou que a ideia é lutar junto ao Ministério da Educação (MEC) para recompor o orçamento. Em 2024, foram repassados R$ 6,6 bilhões para todas as universidades. A expectativa é passar para R$ 7,5 bilhões em 2025. Ele detalha o diálogo com as representações:
– A Andifes é representante oficial das universidades federais. Quem consegue realmente conversar com as autoridades. Temos um peso político muito grande. Temos pautas fortes em Brasília, com os nossos representantes nacionais que estão via ministério e com deputados da bancada Gaúcha. Isso afeta o país, nossa cidade e região.
A relação de Schuch com Brasília deve trazer reflexos positivos a Santa Maria e Região. Conforme o gestor, os projetos executados da universidade conseguirão chegar mais fácil ao debate federal. Em nível estadual, o objetivo é manter e até aumentar a verba destinada a UFSM. Após quase uma década, e 2024 foi o primeiro ano em que o orçamento cobriu as despesas da instituição.
Leia mais:
- Reitor da UFSM Luciano Schuch é eleito como vice da Andifes
- Prédio da boate Kiss é totalmente derrubado nesta segunda-feira para obra do Memorial
- Estudantes da UFSM que estavam em atividade acadêmica em Mato Castelhano e presenciaram assalto retornam a Santa Maria na tarde desta quinta