educação

UFSM aprova, por unanimidade, ações afirmativas para cursos de pós-graduação

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo Diário

Durante a 976ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na manhã das última sexta-feira, foi aprovada, por unanimidade, a resolução para a implementação de ações afirmativas nos cursos de pós-graduação da instituição, que reserva, no mínimo 20%, e no máximo 50% das vagas para as cotas.

Conselho da UFSM aprova cobrança em cursos de especialização

Apesar da nova regra valer imediatamente, a adoção dela só é obrigatória a partir do primeiro semestre letivo de 2024. A mudança é válida para os cursos de mestrado, doutorado, especialização e residências da UFSM.

São reservadas vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, com deficiência e outros grupos minoritários que serão definidos conforme políticas de cada programa de pós-graduação.

Os cursos que já possuem cotas para a pós-graduação, como História e Gestão de Organizações Públicas, poderão aplicar as políticas imediatamente, enquanto os outros ainda precisarão de ajustar.

Projeto da TV OVO vai exibir filmes na Região Oeste nesta sexta

A grande crítica à implementação durante a reunião foi a respeito da demora da universidade em aplicar uma política de cotas para a pós-graduação.

- No caso da pós, a gente está começando tarde, se formos pensar em quando começaram as políticas de acesso à graduação. Então, muito provavelmente, lá em 2026 a gente não vai nem ter um retorno das nossas políticas internas das ações afirmativas na pós-graduação - comentou a professora do curso de Dança Neila Baldi durante a sessão.

Outros presentes também apontaram a mesma problemática em suas falas. Segundo Neila, a data de 2026 é quando a política de ações afirmativas no país deverá ser revista. Em 2014, a UFSM aprovou que 50% das vagas da graduação fossem reservadas para ações afirmativas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tema da redação do ENEM 2021 é divulgado Anterior

Tema da redação do ENEM 2021 é divulgado

Próximo

Professora da UFSM vence 1º Prêmio Mulheres Latino-Americanas na Química

Educação