Foto: Vinicius Becker
Começa nesta segunda-feira (19) o período de inscrições para processo seletivo de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma das formas de ingresso em instituições públicas federais de Ensino Superior. Nesta edição, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece 1.502 vagas – menos da metade do oferecido no ano passado, quando foram 3.297 vagas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A explicação se dá, conforme a Pró-Reitoria de Graduação, pela nova divisão de vagas, com o ingresso, em 2026, da primeira turma do Processo Seletivo Seriado (PSS). Com isso, do total de vagas disponíveis em cada curso de graduação, 30% são destinadas para o Sisu, 30% para o Vestibular e 40% para ingresso pelo PSS.
Nesta edição do Sisu, há vagas em 111 cursos de graduação ofertadas pela UFSM.
Como participar
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até o dia 23 de janeiro (sexta-feira). Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. Já o resultado da chamada regular será divulgado dia 29 de janeiro.
Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Durante a inscrição, os candidatos podem optar por se inscrever tanto pela ampla concorrência quanto pelas modalidades de reserva de vagas, conforme a Lei de Cotas e as ações afirmativas das instituições.
São ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2026. O candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso dependerá de sua classificação no curso pretendido.
Somente poderão se inscrever nesta edição do Sisu os candidatos que tenham participado de uma ou mais edições com nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro – estudante que não terminou o Ensino Médio e faz o exame para fins de autoavaliação.
Novidade
A partir desta edição, o Sisu passa a considerar os resultados das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). Para a classificação, será utilizada a nota que resultar na melhor média ponderada, segundo o curso escolhido, desde que o candidato não tenha participado como treineiro.
Mais informações estão disponíveis no site ufsm.br. Na plataforam, os candidatos encontram informações sobre o processo seletivo, como simulador de cotas, pontuação mínima, máxima e média das edições anteriores, além do Termo de Adesão ao Sisu 2026, que apresenta o quantitativo de vagas por curso, pesos e notas mínimas exigidas em cada prova do Enem e média mínima exigida por curso.
Confira o cronograma
- 19 a 23 de janeiro – Período de inscrições
- 29 de janeiro – Divulgação da chamada regular
- 2 de fevereiro – Início do período de matrículas junto à instituição
- 29 de janeiro a 2 de fevereiro – Período para manifestação de interesse na lista de espera