A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançará, na tarde desta quarta-feira (13), o projeto de extensão “VerdadeiraMente: Prevenção e Combate à Desinformação em Saúde Mental”, em Santa Maria. A cerimônia deve ocorrer às 18h, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no campus sede da UFSM, no Bairro Camobi. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Desinfomídia, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM.
Aprovado em chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o “VerdadeiraMente” busca promover a divulgação científica e disponibilizar informações baseadas em evidências científicas sobre saúde mental. Além disso, visa levar à população informações sobre como acessar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa contará com um site especializado e perfis nas plataformas de redes sociais, com conteúdo jornalístico e informativo na área. Além disso, promoverá ações formativas, como capacitações voltadas a professores da educação básica, e profissionais de saúde que atuam na linha de frente da atenção em saúde mental.
Evento
O evento reunirá autoridades da UFSM, representantes da Prefeitura de Santa Maria, pesquisadores especializados na área de saúde mental e dirigentes de instituições parceiras, como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e os hospitais universitários da UFSM, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Durante o encontro, será apresentado o site oficial do projeto, que funcionará como um canal de referência para a população de Santa Maria, Pelotas e Rio Grande, reunindo conteúdos acessíveis à população e fundamentados em evidências científicas. O site e as demais plataformas digitais devem ser voltados, ainda, para profissionais da área da saúde, que poderão acessar materiais como relatórios e publicações científicas.
*com informações da UFSM