greve

Setores da UFSM paralisam atividades por 48 horas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
Durante a greve, o RU servirá refeições somente aos alunos com Benefício Socioeconômico

Com a greve de 48 horas deflagrada pelos servidores técnico-administrativo em assembleia no último 26 de setembro, alguns setores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estarão com atendimentos suspensos ou parciais nesta quarta e quinta-feira. Um exemplo é o Restaurante Universitário (RU), que vai atender apenas estudantes com o Benefício Socioeconômico (BSE). Laboratórios e bibliotecas também serão afetados. Além disso, diversas atividades estão previstas para os dois dias (confira abaixo), organizadas por órgãos como a Associação dos Servidores da instituição (Assufsm) e pelo Diretório Central de Estudantes (DCE).

RU da UFSM precisa de R$ 5 milhões para não interromper os serviços

No final de setembro, em assembleia, os estudantes também votaram por entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta. Em nota, o DCE explica que não se trata apenas de paralisação, mas de "dialogar, realizar aulas públicas, conversar com as escolas, com os bairros e explicitar para todo o povo santa-mariense a importância da UFSM".

Um dos atos ocorre nesta quarta, a partir das 14h, na Praça Saldanha Marinho. É a segunda edição do Balbúrdia na Praça, que pretende colocar a universidade na rua para mostrar a importância das produções acadêmicas para a sociedade.

Já os professores participaram de uma assembleia no final da tarde de ontem e optaram por não paralisar nesta quarta e quinta. Porém, aprovaram um indicativo de greve por tempo indeterminado. A categoria também mantém apoio à greve dos estudantes.

FUTURE-SE 
Na manhã desta quarta, o Conselho Universitário (Consu) da UFSM realiza uma reunião extraordinária, a partir das 8h, para debater o Future-se. A reunião é aberta à participação de estudantes, docentes e técnico-administrativos da instituição e ocorre no Centro de Convenções.  

Alunos de escola municipal apresentam artigos na Universidade de Coimbra

Normalmente, apenas os conselheiros podem participar das reuniões do Consu, que ocorrem mensalmente. No entanto, por solicitação do reitor Paulo Burmann, essa reunião será aberta à comunidade universitária.

Programação 

Quarta

  • 7h45min - Panfletagem em frente ao Centro de Convenções
  • 8h - Sessão aberta do Conselho Universitário (Consu), no Centro de Convenções, sobre o programa Future-se
  • 14h - Reunião do grupo de trabalho da Assufsm sobre aposentadoria e pensão (no prédio da antiga Reitoria, Centro, sala 411)
  • 14h - Balbúrdia na Praça, na Praça Saldanha Marinho, com apresentação de projetos e ações desenvolvidas pela UFSM 

Quinta

  • 8h - Panfletagem em frente ao prédio da Reitoria, no campus sede
  • 14h - Roda de conversa sobre o programa Future-se, assistência estudantil, flexibilização de horário e outros assuntos (auditório da antiga Reitoria)
  • 16h - Ato em Defesa da Educação, na Praça Saldanha Marinho

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: em feira de ciências, crianças aprendem sobre a função das abelhas

Alunos de escola municipal apresentam artigos na Universidade de Coimbra Próximo

Alunos de escola municipal apresentam artigos na Universidade de Coimbra

Educação